Título: Criação da Latam é prorrogada para março de 2012
Autor: Komatsu, Alberto
Fonte: Valor Econômico, 07/06/2011, Empresas/Serviços, p. B9

De Cingapura

A conclusão da fusão entre a LAN e a TAM tem um novo prazo: março de 2012. A informação é do presidente da empresa aérea de origem chilena, Enrique Cueto, que também será o principal executivo da Latam. Até então, as duas companhias afirmavam que a negociação não seria fechada mais até o fim deste ano, prazo além do imaginado por elas, que previam um desfecho antes do fim de 2011.A criação da Latam está em compasso de espera desde janeiro. Foi quando o órgão chileno de defesa do consumidor (Conadecus) pediu ao tribunal antitruste chileno (Tribunal de Defensa de la Libre Competencia, TDLC) a realização de uma audiência pública para investigar o impacto da Latam no mercado chileno. Nessa mesma época, a LAN havia informado que o prazo para o fechamento do negócio poderia ir além do tempo inicial imaginado pelas duas companhias, até o fim do segundo semestre deste ano.

Durante entrevista concedida na 67ª reunião anual da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), Cueto disse que março seria o limite caso a LAN recorra à Corte Suprema do Chile.

"Poderá haver apelação à Corte Suprema do Chile, esperamos que não, mas se isso acontecer o processo poderia levar mais três meses", afirmou Cueto.

De acordo com ele, no futuro seria possível uma aliança com a portuguesa TAP, que deverá passar por um processo de privatização ainda este ano, mas no curto prazo LAN e TAM estão dedicadas à criação da Latam. "Não há cabeça para outro tema", acrescentou ele.

Entre algumas das medidas para minimizar o domínio de 90% de LAN e TAM na rota Santiago-São Paulo está o aumento de capacidade nessa linha em 10% ao ano, nos próximos cinco anos, disse Cueto.

As duas empresas também se comprometeram a reduzir em 10% o preço das passagens entre as duas capitais latino-americanas. A Latam também prometeu ceder horários de voos (slots, no jargão do setor) às empresas que queiram entrar nessa rota. "Eu acredito que teremos uma rota mais competitiva após a fusão", disse Cueto.

O representante da família controladora da LAN também esclareceu que não procurou a maior rival da TAM no mercado brasileiro, a Gol Linhas Aéreas, como alternativa a um eventual veto à Latam, conforme ele declarou à imprensa chilena recentemente.

"Nós não falamos com a Gol. Não temos interesse em falar com a Gol. Nossa única prioridade é levar adiante o acordo com a TAM, porque acreditamos que é o melhor para a TAM e para a LAN", afirmou Cueto.

O repórter viajou a convite da Iata