Título: Rentabilidade das empresas do segmento chega a superar 70%
Autor: Marques, Felipe
Fonte: Valor Econômico, 13/06/2011, Finanças, p. C10

De São Paulo

As empresas de capitalização exibem uma rentabilidade de fazer inveja até mesmo dentro do setor financeiro. As duas maiores empresas do setor, em faturamento, a Ourocap Capitalização, ligada ao Banco do Brasil, e a Bradesco Capitalização, tiveram rentabilidade sobre patrimônio líquido de 77,1% e 46,8%, respectivamente, em 2010. Para se ter uma ideia, o mesmo indicador ronda a casa dos 20% a 25% nos bancos.

Essa rentabilidade justifica o empenho das instituições em vender o produto, seja por incessantes ligações de call centers, seja pela oferta na hora em que o cliente vai à agência bancária.

Foi dessa maneira que Júlio Lobo, defensor público em Fortaleza, foi sorteado após comprar uma capitalização de garantia de aluguel, pela Sulacap. O prêmio foi de "R$ 3700 e poucos reais". Ele também é cliente do Bradesco e compra os títulos beneficentes do banco. "Meu gerente sempre oferece e, como o valor é pequeno, acabo comprando", diz.

Norton Labes, do Bradesco, conta que essa é uma estratégia central do banco. "A capitalização é o tipo de produto ofertado, e não procurado, pelos clientes", conta. Ele ressalta que a capitalização é o único produto do banco em que o vendedor não recebe comissão. "Há alguns anos, a capitalização era o "patinho feio" do mercado. Hoje eu acredito que isso mudou". (FM)