Título: Airbus fecha venda de 70 aviões para a América Latina
Autor: Silveira*, Virgínia ; Komatsu, Alberto
Fonte: Valor Econômico, 22/06/2011, Empresas/Indústria, p. B9

De São José dos Campos e São Paulo

A Airbus anuncia hoje, durante o Paris Air Show, no Aeroporto de Le Bourget, a assinatura de dois contratos de vendas de 70 aeronaves do modelo A320 para duas companhias latino americanas, cujo nome não pôde ser antecipado por questões de sigilo. O valor do negócio, segundo o vice-presidente sênior da Airbus para a América Latina e Caribe, Rafael Alonso, é avaliado em US$ 6 bilhões.O Valor apurou que, do total, 20 pedidos foram feitos pela chilena LAN e incluem o A320 neo, nova versão do avião de médio alcance da Airbus, que permite uma economia de até 15% no consumo de combustível, com motores mais eficientes do que a versão anterior. A informação é de uma fonte do setor aéreo que acompanha a feira de aviação em Le Bourget.

Como o preço de lista de cada A320 neo é de US$ 85 milhões, o pedido da LAN pode corresponder a um investimento de US$ 1,7 bilhão. A LAN está em processo de fusão com a TAM, mas a conclusão do negócio pode ir além do prazo estimado pelas duas companhias, já que o tribunal antitruste chileno (TDLC) está avaliando a negociação. No dia 6 de junho, o presidente da LAN, Enrique Cueto, revelou que o desfecho da fusão poderá ser estendido até março de 2012, caso a companhia tenha de recorrer à Corte Suprema do Chile.

"Com estes dois novos pedidos, a Airbus consolida a sua liderança na região e já prevê fechar 2011 com um recorde de vendas e entregas nos países da América Latina, onde já respondemos por mais de 60% dos aviões vendidos na faixa superior a 100 assentos", disse Alonso, um dos executivos que representa a Airbus no salão aeronáutico. Nos próximos 20 anos, segundo ele, a região deverá absorver cerca de 2000 aeronaves, sendo 500 no mercado brasileiro.

O executivo disse que 2011 está sendo considerado um excelente ano para os negócios da empresa na América Latina e a previsão é que sejam vendidos mais de 100 aviões, representando negócios da ordem de US$ 10 bilhões. Em 2010 a Airbus vendeu 75 aviões na região e faturou US$ 6 bilhões. "Somados, temos um total de 636 aviões vendidos na América Latina. O número também inclui os novos pedidos que serão anunciados amanhã (hoje)", comentou.

O Brasil, diz o executivo, é o mercado mais importante na região e, por conta da economia estável e das previsões de crescimento da demanda, a companhia decidiu reativar seu escritório comercial, fechado há mais de 20 anos no Rio de Janeiro. "Já temos a decisão de abrir um novo escritório, desta vez em São Paulo, que ficará responsável por todas as atividades comerciais no Brasil e atenderá aos objetivos da companhia de reforçar a sua presença nesse mercado."

A frota brasileira de aeronaves comerciais, segundo pesquisa de mercado global feita pela Airbus, também registrará crescimento de 139% até 2028, passando das atuais 248 para 592 unidades em operação. Desse total, aproximadamente 365 aeronaves serão de corredor único, como o modelo A-320, o mais vendido na região; 136 aeronaves de dois corredores; além de nove aeronaves A380, entre outras. O volume de negócios é estimado em US$ 59,4 bilhões.

Segundo estudo da Boeing, a América Latina também deverá registrar a segunda maior média de crescimento no tráfego aéreo mundial (número de passageiros transportados) até 2030, ou 6,8% ao ano. O mercado latino só deve ficar atrás da região Ásia-Pacífico, com 7% ao ano). A média mundial está projetada em 5,1% por ano.

Nos últimos cinco anos, de acordo com o vice-presidente da Airbus, a frota de aeronaves da companhia na região dobrou de tamanho. O número total de aeronaves em operação é de quase 400 e representa cerca de 60% da frota entregue na região. "O Brasil está crescendo mais de 10% ao ano e a América Latina representa 7% das vendas mundiais da Airbus, o quarto mercado, depois da Ásia, Europa e dos Estados Unidos".

A TAM é hoje o maior cliente da Airbus no Hemisfério Sul, com 146 aeronaves em operação. Cliente desde 1998, a LAN Airlines já encomendou mais de 150 aeronaves de opera 74 unidades em quatro países. A AviancaTaca opera 85 aeronaves da fabricante europeia e possui encomendas combinadas de 135 aeronaves. (*Para o Valor)