Título: Analistas reduzem projeções para inflação de 2011 e 2012
Autor: Martins, Arícia
Fonte: Valor Econômico, 28/06/2011, Brasil, p. A3

De Brasília

Houve ligeira melhora nas expectativas inflacionárias de acordo com o Boletim Focus, do Banco Central (BC). A mediana das projeções dos analistas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano passou de 6,16%, na semana passada, para 6,18%, no relatório divulgado ontem. Foi a oitava redução consecutiva.

Para 2012, depois de cinco semanas de alta, os economistas realizaram um ajuste para baixo. O IPCA esperado para o próximo ano caiu de 5,18% para 5,15%.

A redução das previsões para este ano e o próximo reflete uma situação mais favorável para a inflação nos próximos meses. A expectativa é que o índice de junho fique em 0,05%, seguido por uma inflação de 0,16% em julho. Ainda assim, os dados apontam para uma inflação persistentemente acima do centro da meta definida pelo governo (4,5%) tanto para este ano quanto para o próximo.

Nesta semana, o BC divulgará ainda o Relatório de Inflação, peça importante do quadro de publicações periódicas relativas ao sistema de metas, que deve fornecer mais pistas de como deve se comportar a autoridade monetária nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom).

O mercado acredita em nova elevação dos juros em julho, quando a Selic atingiria 12,5% ao ano. Esse patamar, de acordo com a mediana das projeções do Focus, permanecerá inalterado até pelo menos o fim de 2012, com ciclo de aperto bastante prolongado.