Título: Lula orienta mudanças em projeto de reforma política
Autor: Agostine, Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 29/06/2011, Política, p. A7

De São Paulo

Sob orientação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o relator do projeto de reforma política na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), apresentará na próxima semana mudanças em relação ao projeto debatido no Senado. Fontana quer manter o calendário eleitoral atual, com eleição de dois em dois anos, sem a unificação das eleições. O deputado apresentará os temas em projetos de lei e não em proposta de emenda constitucional (PEC), para tentar facilitar a aprovação do texto.

O foco do relatório do petista é o financiamento público exclusivo de campanha. "Isso é o essencial", disse Fontana. "É o que Lula mais destacou na conversa que tivemos sobre a reforma", comentou. As mudanças no financiamento no sistema eleitoral devem ser aglutinadas em um projeto de lei.

Bandeira do PT, o voto em lista é um dos pontos principais do relatório. O deputado defendeu que os eleitores tenham direito a dois votos para o Legislativo: o primeiro seria no partido e o segundo, no candidato. O tamanho das bancadas seria definido em uma combinação do resultado das duas votações. O petista discordou do voto distrital, defendido pelo PSDB.

Fontana pretende manter a alteração na suplência no Senado. Se houver afastamento definitivo do senador, o suplente ficaria no cargo provisoriamente. Na eleição seguinte, o novo senador seria escolhido. O provisório seria o deputado federal mais bem votado do mesmo partido e Estado do senador que deixou o cargo.

Ontem, o petista reuniu-se com Francisco Dornelles (PP-RJ), relator no Senado. "Estamos tentando manter próximas as duas Casas", disse. A comissão de reforma política da Câmara deve votar na próxima semana o relatório.