Título: Sobram dúvidas entre os eleitores
Autor: Boechat, Juliana ; Oliveira, Noelle
Fonte: Correio Braziliense, 19/08/2010, Política DF, p. 35

O Correio acompanhou, ontem, a exibição do programa gratuito na TV e no rádio nas casas de duas famílias. Em ambas, as pessoas ainda não decidiram em quem vão votar no pleito marcado para 3 de outubro

O programa eleitoral gratuito, principal aposta dos candidatos ao Palácio do Buriti para conquistar mais votos, pode não surtir o efeito que os postulantes ao Executivo local tanto esperam. Pelo menos por enquanto. Como o pleito ocorre somente em outubro, muitos eleitores ainda estão em dúvida sobre quem votar e as gravações mostradas na TV e no rádio podem não ser suficientes para resolver as opções dos indecisos. No primeiro dia em que o horário eleitoral exibiu os candidatos ao GDF, o Correio acompanhou os programas veiculados no horário do almoço na casa de duas famílias brasilienses, em Taguatinga e Ceilândia. Em ambos os casos, os eleitores ainda não decidiram seus candidatos e mostraram que não são as mensagens tecnicamente gravadas que farão a diferença nas urnas.

Na última semana, os principais postulantes ao governo Agnelo Queiroz (PT) e Joaquim Roriz (PSC) dedicaram grande parte de suas agendas à preparação de mensagens em estúdio para serem utilizadas no horário político. A primeira parte do corpo a corpo realizado pelos políticos nas ruas do DF também foi registrada e editada para fazer parte dos vídeos. Mesmo com a tentativa, segundo as famílias ouvidas, a tendência é de que a programação não atraia a atenção desejada para as campanhas.

O cientista político da Universidade de Brasília (UnB) David Fleischer acredita que a propaganda eleitoral gratuita pode definir uma eleição apenas nos casos em que a disputa é acirrada entre dois ou três principais candidatos. E explicou que a indecisão dos eleitores durante todo o período de campanha é normal. O segundo lugar tem que apostar mais na televisão e no rádio que o primeiro colocado. Mas deve também usar outros mecanismos, como o debate ao vivo, as entrevistas e a campanha de rua, disse. O cientista político defende ainda que o último debate televisivo antes do pleito pode fazer mais diferença que os dias de propaganda gratuita. Com a proximidade da eleição, aumenta o interesse das pessoas. O pessoal está mais motivado. Ainda assim, tem gente que só decide o voto quando recebe o santinho do candidato a caminho das urnas, explicou.

O número 30 de setembro Data que termina o programa eleitoral gratuito na TV e no rádio