Título: Para Afif, projeto vai acelerar criação do partido
Autor: Ulhôa, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 30/06/2011, Política, p. A6

De São Paulo

O projeto de Lei 122/2011, aprovado no Senado, que institui a perda de mandato para políticos que deixem um partido para fundar outro deve acelerar o processo de adesões ao PSD, sigla arquitetada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, em litígio com o DEM.

Segundo o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, o trâmite necessário para que o projeto se torne lei - terá de passar ainda pela Câmara dos Deputados, que entrará em recesso em julho - só fará com que a debandada rumo ao PSD se acelere: "Quando a Câmara voltar do recesso, em agosto, o nosso partido já estará registrado. A lei não pode retroagir. A iniciativa do senador Demóstenes [Torres, do DEM de Goiás, autor do projeto] não nos afetará em nada. Pelo contrário. A debandada do lado deles será toda de uma vez só".

Para Afif, um dos formuladores do programa de governo do PSD, se a iniciativa aprovada no Senado se tornar lei, dificultará a vida de outras figuras da política nacional que podem deixar seus partidos em futuro próximo: "No caso do grupo da Marina Silva, por exemplo, que pode deixar o PV, vários deles têm mandato. Se passar essa lei, não poderão criar outro partido sem serem afetados", avalia.

O processo de coleta de assinaturas para a criação do PSD, de acordo com o vice-governador, está praticamente finalizado, cabendo apenas conferir sua autenticidade - em Santa Catarina, foram identificadas várias assinaturas de pessoas que, na verdade, já haviam morrido. Kassab tem afirmado que já foram coletadas cerca de 1,2 milhão de assinaturas, mais que o dobro do necessário para dar entrada no registro da sigla junto à Justiça Eleitoral.