Título: Câmara de Gestão define áreas a serem acompanhadas
Autor: Ulhôa, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 30/06/2011, Política, p. A6

De Brasília

A Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade (CGDC) definiu, em sua primeira reunião, realizada ontem, no Palácio do Planalto, cinco áreas para acompanhamento: Ministério da Saúde, Infraero, Ministério da Justiça, Ministério da Previdência e Correios. Os dois primeiros serão avaliados, na primeira quinzena de julho.

A avaliação terá duas dimensões. A econômica, uma vez que a Pasta da Saúde é uma das que mais recebem recursos da União, e o segundo está ligado à prestação de serviços aos cidadãos.

Na área da saúde será feita uma análise profunda. "O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pediu para que o seu ministério fosse um dos primeiros a serem avaliados. Então, no início do mês vamos nos reunir com ele para definirmos as prioridades", disse a ministras chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Uma das principais missões desse grupo é melhorar a infraestrutura de aeroportos. O plano de ação para os aeroportos, no mês de julho, explicado anteontem pela ministra Gleisi, já está sendo finalizado. O plano inclui, segundo a ministra, a proibição de overbooking, instalação de internet sem fio gratuita, diminuir as filas em esteiras de bagagem e evitar que os voos comerciais se tornem fretados.

"Vamos levar o plano adiante para que a gente possa dar conta dos problemas mais emergenciais na gestão de aeroportos. Temos uma encomenda da presidente Dilma para que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) atue com bastante vigor na questão de overbooking", disse Gleisi.

Outra decisão muito importante, segundo Gleisi, adotada na primeira reunião do grupo de gestão que vai tratar de melhorar a qualidade da execução dos projetos de governo, é a Câmara de Gestão acompanhar as obras da Copa junto ao CGCOPA (Comitê Gestor da Copa do Mundo de 2014). "Essa é uma das prioridades de acompanhamento. Nós resolvemos focar muito o trabalho para que a gente tenha resultados. Temos um conhecimento grande, que é a participação empresarial que eu tenho certeza que vai ajudar muito o governo nesta orientação", disse Gleisi.

A Câmara de Gestão é presidida pelo empresário Jorge Gerdau e tem outros três representantes da sociedade civil: Abílio Diniz, Antonio Maciel Neto e Henri Philippe Reichstul. Segundo Gerdau, todos os temas definidos são estratégicos e prioritários para o governo.