Título: Abate de frango é recorde no 1º trimestre
Autor: Villaverde, João
Fonte: Valor Econômico, 01/07/2011, Agronegócios, p. B11

Agência Brasil, do Rio

Cresceu o abate de animais no Brasil no Brasil no primeiro trimestre deste ano, segundo dados divulgados na quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O destaque foi o abate de frangos, que bateu recorde e é o mais alto desde o início da pesquisa, em 1997. O abate de bovinos teve um pequeno crescimento e o de suínos, recuou.

De janeiro a março, foram 1,3 bilhão de aves abatidas, altas de 8,2% em relação a igual intervalo de 2010 e de 3,4% na comparação com os três meses anteriores.

Já o abate de bovinos teve crescimento menor. No primeiro trimestre de 2011, foram 7 milhões de cabeças, leve aumento de 0,2% em relação ao mesmo período do ano passado e de 1,4% na comparação com o trimestre anterior.

Os preços elevados da carne bovina, diz nota do IBGE, podem ter estimulado o consumidor a optar pelo frango, o que resultou no recorde do abate de aves.

O abate de suínos foi o único que recuou, caindo 1,9% em relação ao último trimestre de 2010 - quando foi registrado um recorde. Porém, na comparação com mesmo trimestre do ano passado, houve aumento de 4,5%.

A pesquisa do IBGE mostra ainda que as indústrias adquiriram mais leite nos primeiros três meses do ano na comparação com o mesmo período de 2010 (4,1%). Mas a quantidade foi inferior aos três meses imediatamente anteriores (-2,1%). O volume adquirido foi de 5,4 bilhões de litros.