Título: Lula deve reforçar Haddad para eleição em SP
Autor: Agostine, Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 13/07/2011, Política, p. A6

De São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve reforçar hoje a pré-candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, à disputa pela Prefeitura de São Paulo. Em meio à indefinição do PT sobre o candidato na capital paulista em 2012, Lula e Haddad participarão juntos do 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Ao lado do ministro, o ex-presidente participará também do II Encontro Nacional do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os eventos serão em Goiânia, mas a expectativa de aliados de Haddad é que o discurso de Lula, no mesmo palanque do ministro, reverbere em São Paulo.

No PT, Lula é o principal defensor da candidatura de Haddad para a prefeitura paulistana e diz a seus interlocutores que o ministro poderia ter um bom diálogo com a classe média - calcanhar de Aquiles do PT na capital - e que representaria a renovação do partido em São Paulo. Petistas, no entanto, resistem à indicação e criticam Haddad por ter pouco trânsito entre as diferentes alas da legenda.

Haddad tem demonstrado disposição para disputar em 2012, mas terá de enfrentar pelo menos outros dois pré-candidatos: a senadora e ex-prefeita Marta Suplicy e o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Dentro do partido há também pré-candidaturas de deputados, como as de Jilmar Tatto e Carlos Zarattini.

O PT tem como meta definir o candidato até o fim deste ano. O partido venceu a disputa pela capital paulista duas vezes: em 1988, com Luiza Erundina (atual deputada do PSB), e em 2000, com Marta Suplicy. A vitória na cidade é considerada estratégica para os petistas, para tentar conquistar o comando estadual, em 2014. O PSDB está na quinta gestão consecutiva no Estado.