Título: Petrobras já importou 3,1 milhões de barris do combustível até agosto
Autor: Schüffner, Cláudia
Fonte: Valor Econômico, 31/08/2011, Brasil, p. A3

A Petrobras ainda não sabe a quantidade de gasolina que precisará importar para colocar no mercado o produto com mistura de 20% de álcool anidro, mas se as contas do mercado estiverem corretas, o volume necessário pode representar o dobro do que a estatal trouxe de fora para o mercado brasileiro este ano. "O mercado está muito aquecido e já estamos no limite", disse o diretor da área de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, ao ser questionado sobre os novos volumes de importação.

De janeiro a agosto a estatal importou 3,1 milhões de barris, o que equivale a 492,9 milhões de litros em oito meses. Como as estimativas do mercado apontam que será necessário 1 bilhão de litros extras para cumprir a redução da participação de álcool anidro na gasolina de 25% para 20%, o volume representa o dobro do que foi importado até agora.

A medida vai impactar a companhia de duas maneiras: a Petrobras vai precisar importar mais gasolina e, ao menos tempo, vai precisar produzir menos desse combustível nas suas refinarias. Isso porque a gasolina que vai substituir os 5% de álcool que saem da mistura terá que ter um rendimento maior.

De janeiro a agosto a Petrobras importou 3,1 milhões de barris de gasolina. Em 2010 foram importados no Brasil 505 milhões de litros de gasolina e 9 bilhões de litros de óleo diesel, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Este ano, os dados mostram que já foram importados, até maio, 413 milhões de litros de gasolina e 3,5 bilhões de litros de diesel.

A necessidade de aumentar as importações de gasolina é mais um revés para a Petrobras, que não aumenta os preços desde 2009. Na avaliação do economista Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), a perda para a companhia passa a ser dupla. "Mais uma vez o governo está usando a Petrobras para atender projetos políticos", disse Pires.