Título: CNBB defende investigação de denúncias de corrupção
Autor: Ulhôa, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 12/08/2011, Política, p. A6

De São Paulo

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou ontem nota sobre as denúncias de corrupção no governo federal e manifestou apoio à atuação de instituições do Estado na investigação das irregularidades.

O Conselho Episcopal Pastoral esteve reunido nos últimos dois dias e avaliou que "os fatos em visibilidade reforçam a necessidade do aperfeiçoamento da democracia, o que só ocorrerá por meio de administração transparente e de uma profunda reforma política".

Para a CNBB, as denúncias que atingem variadas esferas de governo geram um clima de perplexidade, insegurança e indignação. "Sacrificar os bens devidos a todos é um crime que clama aos céus por lesar, sobretudo, os pobres".

Ao longo de 2011, a CNBB tem se manifestado sobre vários temas relativos ao governo. Em junho, seu conselho permanente se mostrou preocupado com o resultado da votação do novo Código Florestal. "A flexibilização da legislação ambiental, aprovada pela Câmara dos Deputados, motivo de muita polêmica, é prova de que o país poderá se colocar na contramão deste importante debate mundial. As decisões sobre o Código Florestal não podem ser motivadas por uma lógica produtivista", foi a avaliação à época, em consonância com a postura adotada pela CNBB em agosto de 2010, depois da aprovação da reforma do Código pela Comissão Especial da Câmara.

Em fevereiro, a CNBB manifestou repúdio aos reality shows, por atentarem, em sua avaliação, "contra a dignidade tanto de seus participantes, fascinados por um prêmio em dinheiro ou por fugaz celebridade, quanto do público receptor que é a família brasileira".