Título: SDE aprova fusão que cria Máquina de Vendas
Autor: Almeida, Fábio
Fonte: Valor Econômico, 15/07/2011, Empresas/ Serviços, p. B4

De São Paulo

A Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, endossou a opinião da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) e recomendou a aprovação da fusão das varejistas Ricardo Eletro e Insinuante, que formaram a Máquina de Vendas.

Em parecer divulgado ontem no Diário Oficial, a SDE reproduz a avaliação da Seae e defende a aprovação da união sem imposição de qualquer restrição.

O processo segue agora para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a quem caberá o parecer final.

Segundo o parecer da Seae, foram analisados 35 mercados em que há sobreposição das redes Insinuante e Ricardo Eletro. A maior parte deles (23 municípios) fica no Estado da Bahia. Na sequência aparece o Rio de Janeiro, com oito cidades. Na primeira análise, a secretaria concluiu que em apenas seis dessas cidades, todas no Rio de Janeiro, a fusão não teria impactos anticompetitivos.

Em um estudo mais detalhado, relatado no documento, a Seae mantém a suspeita de prejuízo à concorrência em nove cidades, todas baianas: Camaçari, Candeias, Cruz das Almas, Dias D"Ávila, Jacobina, Lauro de Freitas, Serrinha, Simões Filho e Vitória da Conquista.

A possibilidade de concentração excessiva é totalmente descartada quando a Seae considera as fusões ocorridas recentemente entre varejistas. "Durante o último ano, duas associações importantes ocorreram no setor em análise, notadamente a associação entre a Casas Bahia, o Ponto Frio e a Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), assim como a associação entre a Magazine Luiza, as Lojas Maia e o Baú da Felicidade ", diz o documento. O documento da Seae não faz referência à City Lar, que agregou participação à Máquina de Vendas nas regiões Norte e Centro-Oeste.