Título: Rio usa Jogos Mundiais Militares para começar preparação para Olimpíada
Autor: Moura, Paola
Fonte: Valor Econômico, 14/07/2011, Brasil, p. A2

O Rio de Janeiro passará, a partir de sábado, pelo seu primeiro teste olímpico. No dia 16 começam os Jogos Mundiais Militares Rio 2011, batizados de Jogos da Paz. "É o primeiro grande evento do nosso calendário esportivo que culmina com a realização da Olimpíada de 2016", diz o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório."Vai ser o primeiro grande teste do nosso Centro de Operações [inaugurado há seis meses]. A experiência vai servir para definir e testar os protocolos para os grandes eventos", explica. A cidade já está recebendo 6 mil atletas e participantes das delegações de 109 países.

O esquema de segurança foi aumentado e 10 mil homens trabalharão durante oito dias do evento. Haverá efetivo do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, da Polícia Militar, da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal. Houve reforço de militares de Juiz de Fora (MG), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Taubaté (SP). Nove militares foram deslocados para o Centro de Operações da Prefeitura.

Durante a cerimônia de abertura e de encerramento, todo o entorno do Engenhão será fechado, num quadrilátero que impede a passagem de carros, ônibus ou táxis no entorno do estádio. Segundo o secretário Osório, a exigência de um esquema maior de segurança do que o utilizado normalmente em eventos realizados no estádio veio dos organizadores dos Jogos. "Como quase todos os atletas e os representantes dos países estarão lá, o esquema é maior. Mas isso só acontecerá na abertura e no fechamento. Nos outros eventos, o trânsito seguirá normalmente.

Osório lembra que durante os Jogos Pan-Americanos, em 2007, foram utilizadas vias exclusivas para que os atletas cruzassem a cidade. "Desta vez não faremos isto. Temos três rotas pré-determinadas, uma principal e duas alternativas. O trajeto será decidido dentro do Centro de Operações de acordo com o fluxo da cidade", avisa. Mas os militares contarão com comboios que os acompanharam para abrir o trânsito.

São 23 locais de competição em toda a cidade, com provas no Aterro do Flamengo, na Zona Sul, no Engenhão, na Zona Norte, no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra, e na Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste, além de provas em Resende, na Academia Militar das Agulhas Negras, que envolvem aviação, e no Campo de Instrução Avelar, em Paty do Alferes, no Sul do Estado.

Outro grande teste ocorreu no aeroporto do Galeão. A Receita Federal também convocou funcionários de outros Estados para ajudar no desembaraço da bagagem das delegações, que além de material esportivo, medicamentos, trazem também armas e animais, como cavalos para o hipismo.

A Alfândega está trabalhando em conjunto com as Forças Armadas, a Polícia Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitário (Anvisa), Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e Secretaria de Fazenda do Estado.

Funcionários das alfândegas dos aeroportos de Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre vieram ao Rio também para adquirir experiências em eventos de grande porte, visando o planejamento para a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de futebol de 2014.