Título: Europeus têm ¿ 255 bi em resgate no ano
Autor: Moreira, Assis
Fonte: Valor Econômico, 12/09/2011, Finanças, p. C1
Por De Basileia
Bancos europeus precisam resgatar ¿ 255 bilhões de títulos de dívida entre setembro e dezembro. Este ano, as emissões líquidas (novas ofertas menos amortizações) estão negativas em ¿ 13 bilhões. O banco Barclays, de Londres, identifica no mercado certa preocupação sobre a capacidade dos bancos em cumprir os resgates de curto prazo. Mas acha que o resgate dos ¿ 255 bilhões até o fim do ano (incluindo vários tipos de títulos e em todas as moedas), comparado a ¿ 32 trilhões de ativos totais, é administrável.
Para o Barclays, inquietação bem maior é manter o acesso a "funding" de curto prazo e depósitos. Observa que não é coincidência que tanto a Irlanda como a Grécia tiveram que pedir socorro financeiro ao FMI e à União Europeia quando seus sistemas bancários começaram a sofrer saída líquida de depósitos
A agência Reuters publicou que os principais bancos franceses, BNP Paribas, Société Générale e Crédit Agricole, estavam na expectativa de uma decisão iminente da agência Moody"s sobre seus rating de crédito.
Um rebaixamento complicaria os esforços do setor bancário para atenuar a tensão nos mercados de funding. Os bancos franceses são os que têm a maior exposição em títulos de dívida soberana na periferia da zona euro. (AM)