Título: Mais verba disponível
Autor: Sassine, Vinicius; Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 01/09/2010, Brasil, p. 8

O Ministério do Meio Ambiente avalia que já gastou R$ 29,3 milhões nos incêndios e que mais R$ 20 milhões serão usados no combate ao fogo. São mais de 3,5 mil brigadistas, soldados do Exército e funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) atuando para acabar com as queimadas, um aumento de 253% em relação a 2007, segundo a ministra Izabella Teixeira. Na Ilha do Bananal, em Tocantins, por exemplo, 83 brigadistas, 15 brigadistas indígenas da Funai, além de 21 bombeiros do governo de Tocantins e dois helicópteros estão sendo empregados para combater o fogo, que ainda persiste.

Izabella Teixeira reconheceu que a quantidade de brigadistas ainda é pequena para a dimensão das queimadas. Vai haver um incremento nas terras indígenas e nas áreas de assentamento. Segundo a ministra, as frentes de combate a incêndios estão instaladas nas áreas críticas. Se está acontecendo desse jeito, é porque estamos prevenindo. Poderia ser bem pior, afirma. Os recursos são usados, inclusive, para a manutenção de tropas e os deslocamentos de aeronaves do Exército, que vêm sendo empregadas no combate aos incêndios, principalmente em Tocantins.

No norte do país, uma das preocupações se concentra nos rios, um dos principais meios de locomoção da população. Por causa do leito baixo, a travessia do Rio Madeira, que faz a divisa entre Acre e Rondônia, está prejudicada e a Polícia Rodoviária Federal controla as balsas que transportam veículos, já que uma delas chegou a encalhar esta semana em bancos de areia. (VS e EL).