Título: TVs de 14 polegadas são o carro-chefe
Autor: Maria Christina Carvalho
Fonte: Valor Econômico, 07/04/2006, Finanças, p. C4

Nas Lojas Maia, que só perde para a rede Insinuante em número de lojas no Nordeste, os campeões de venda são as geladeiras de uma porta e televisores de 14 polegadas. "A gente diz que, nas cidades do interior (do Nordeste), tem pelo menos uma igreja, uma agência do Banco do Brasil e uma loja Maia", brinca Marcelo Maia Araújo, diretor financeiro da varejista, cuja sede hoje fica no município paraibano de Cabedelo. Em Porto Seguro (BA), por exemplo, a rede só tem um concorrente e, ainda assim, uma pequena loja local. Os 2 milhões de clientes da varejista paraibana, que hoje possui 110 lojas espalhadas por sete Estados nordestinos, pagam em média uma prestação de R$ 50. "Se conseguirmos alongar os prazos e diminuir o valor das parcelas, haverá uma forte reação da demanda. Mesmo que seja só R$ 1 a menos, a resposta será grande", afirma Maia. Atualmente, o prazo concedido pela varejista é de nove meses e seus clientes gastam R$ 400 por compra em média. Maia acredita que o conhecimento acumulado sobre os hábitos e valores dos consumidores nordestinos é uma das maiores vantagens competitivas da rede. Muitos dos clientes da varejista, conta o executivo, recebem recursos de programas assistenciais, como o Bolsa Família. "Muitas pessoas também têm parentes em São Paulo, ou outras cidades grandes, que mandam dinheiro para casa. Esse é o tipo de renda que não é comprovado ", diz Maia. No Sudeste, muitos dos imigrantes nordestinos provavelmente compram na Casas Bahia, Ponto Frio e Magazine Luiza. Até hoje, nenhuma dessas redes foi para o Nordeste. Mas a familia Maia sabe que sua tranqüilidade está com os dias contados. Os concorrentes chegarão um dia. Em 2004, a gigante americana Wal-Mart comprou o Bompreço, a maior rede de hipermercados do Nordeste. "Mas os hipermercados não são nossos competidores diretos. No Nordeste, as pessoas valorizam o contato pessoal e não gostam tanto do auto-atendimento", afirma Maia. O executivo - que que traz no seu currículo passagens pela Vale do Rio do Doce e o banco Goldman Sachs - é sobrinho de Arnaldo Maia, fundador da empresa. A rede nasceu em 1959 no sertão da Paraíba, em Patos, distante 300 quilômetros de João Pessoa. Hoje, a Lojas Maia fatura cerca de R$ 400 milhões por ano e tem planos ambiciosos. "Nossa meta é chegarmos a 300 lojas em 2009", diz o diretor financeiro, que não descarta abrir no futuro o capital.