Título: Santos conclui terminal para exportação de carros
Autor: José Rodrigues
Fonte: Valor Econômico, 26/04/2006, Empresas & Tecnologia, p. B1
O porto de Santos inicia, em maio, a operação do seu primeiro terminal específico para a exportação de veículos, uma antiga reivindicação do setor automotivo e que deve incrementar o embarque de carros. Chamado TEV (Terminal de Exportação de Veículos), ele recebeu investimentos de R$ 40 milhões e pertence ao consórcio Santos Brasil. No primeiro ano de operação, a meta é embarcar 10 mil unidades por mês.
O terminal poderá chegar a 180 mil veículos por ano, atendendo ao parque industrial paulista, que se queixa da insuficiência de locais para proteção da carga e facilidade de embarques.
"Vamos recuperar espaços perdidos, com pelo menos três vantagens: para a indústria automobilística, que obtém mais um espaço logístico para exportar; para todos os terminais, na medida em que também aumentam as importações de peças especializadas para a montagem dos veículos; e o porto, que terá ampliada sua receita, com a aplicação de tarifas", diz Fabrízio Pierdomenico, diretor comercial da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
O diretor trabalhou na formulação de um Termo de Permissão de Uso (TPU), desde 2003, pelo qual a Santos Brasil pôde assumir o controle da área de 180 mil m2 , com 310 m de cais, contígua ao Terminal de Contêineres (Tecon), arrendado ao consórcio desde 1997.
Em 2005, o porto de Santos viu decrescer seu desempenho na movimentação de veículos, entre importados e exportados, relativamente a 2004. Nos embarques, a queda foi de 14,4%, para 201.929 veículos. Nas importações, de 17,5%, para 6.476 unidades. A movimentação é realizada com apoio do terminal da Deicmar
Segundo Pierdomenico, por ser de caráter temporário, a permissão de uso para o TEV obriga a Codesp a projetar o arrendamento da área nos moldes da Lei nº 8.630/93, que prevê uma licitação pública. "Temos uma empresa contratada para apresentar a viabilidade econômico-financeira da área, estudo que deverá ficar pronto em menos de dois meses. Em seguida teremos o parecer da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), para darmos partida no edital de arrendamento", esclarece. A Santos Brasil poderá concorrer à licitação definitiva da área. Se perder, será reembolsada dos investimentos feitos.
Por se tratar de área contígua ao Tecon, a Santos Brasil ao mesmo tempo em que ampliará seu leque de atividades, ganhará em poder logístico no seu ramo de origem, a movimentação de contêineres. Como o cais de 310 metros será público, o consórcio poderá fazer uso dele para embarcar ou descarregar contêineres, sem que utilize o respectivo pátio para armazená-los. Ao todo, a Santos Brasil contará com mais de um quilômetro de cais para suas operações.
A data para inauguração depende da agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve participar do evento em Santos.
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