Título: Itamar reafirma apoio a Aécio e responde a Renan
Autor: Ivana Moreira
Fonte: Valor Econômico, 27/04/2006, Política, p. A7

Pré-candidato à Presidência pelo PMDB, Itamar Franco não quis comentar ontem as denúncias contra o seu rival dentro do partido, o pré-candidato Anthony Garotinho. Enigmático, como de costume, Itamar disse que só fala hoje, numa entrevista coletiva à tarde. O ex-governador do Rio tem sido acusado de fazer campanha pela pré-candidatura com recursos financeiros obtidos de forma irregular.

A expectativa é de que Itamar comente também oposições que tem encontrado dentro do partido, como a do presidente do Senado, Renan Calheiros. O senador fez declarações sobre Itamar estar apenas se divertindo com sua pré-candidatura já que seu objetivo é, na verdade, sair senador por Minas Gerais.

Em relação a Calheiros, a primeira reação de Itamar, na terça-feira, foi bem humorada. Disse que é preferível se divertir do que ser uma fugaz marionete. Afirmou ainda que a Presidência do Senado se empobreceu muito.

Ontem, em Belo Horizonte, o pré-candidato reuniu-se com o governador Aécio Neves (PSDB). Nem mesmo sobre este encontro, Itamar quis falar quando deixou o Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governador. "Ele serviu suco de abacaxi", brincou, esquivando-se das perguntas dos jornalistas.

Segundo pemedebistas próximos a Itamar, o encontro foi uma oportunidade para comunicar oficialmente a decisão de disputar a indicação como candidato à Presidência na convenção do partido, em 10 de junho. Itamar teria ainda reafirmado sua intenção de apoiar a recandidatura de Aécio, no governo de Minas, mesmo que este apoio tenha de ser informal por causa da verticalização.

Em diferentes oportunidades, Itamar Franco declarou seu apoio para um segundo mandato de Aécio. Os dois políticos chegaram a tentar articular um acordo entre as duas legendas, garantindo o apoio do governador tucano para uma candidatura de Itamar ao Senado. A verticalização, no entanto, comprometeu os planos.

Desde que o ex-presidente anunciou a decisão de disputar a convenção do PMDB contra Garotinho, Aécio tem procurado ser discreto nos comentários. Desejou toda a sorte ao "amigo", em qualquer que fosse o caminho escolhido, mas afirmou que a discussão sobre os pré-candidatos é uma questão interna do PMDB. (Com agências noticiosas)

Enviar para um amigo|Imprimir