Título: Cristovam em vantagem para o Senado
Autor: Tahan, Lilian; Tokarski, Marcelo
Fonte: Correio Braziliense, 02/09/2010, Cidades, p. 31

Pesquisa feita entre 29 e 31 de agosto mostra que o candidato do PDT tem 49% das intenções de voto. Rodrigo Rollemberg (PSB) está em segundo, com 31%, e Maria de Lourdes Abadia (PSDB) aparece em seguida, com 26%. Alberto Fraga (DEM) tem 10%

A pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto CB Data aponta um amplo favoritismo do senador Cristovam Buarque (PDT) na disputa por uma das duas vagas ao Senado Federal. De acordo com o levantamento, realizado entre 29 e 31 de agosto com 1,1 mil eleitores, o pedetista que concorre pela coligação Novo Caminho, do candidato ao Governo do Distrito Federal Agnelo Queiroz (PT) aparece em primeiro lugar na preferência do eleitorado, com 49% das intenções de voto.

Em segundo aparece seu companheiro de chapa, Rodrigo Rollemberg (PSB), com 31% das intenções, seguido por Maria de Lourdes Abadia (PSDB), com 26%, e por Alberto Fraga (DEM), com 10% a tucana e o democrata concorrem ao Senado pela coligação Esperança Renovada, que tem como candidato ao Palácio do Buriti o ex-governador Joaquim Roriz (PSC). O coordenador da pesquisa, Adriano Cerqueira, ressalta que Rollemberg e Abadia estão tecnicamente empatados na segunda colocação, pois a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para cima ou para baixo, e a diferença entre os dois está hoje em cinco pontos.

Além dos quatro mais bem colocados, aparecem com 1% das intenções de voto cada os seguintes candidatos: Chico SantAnna (PSol), Milton Tadashi (PTN), Robson (PSTU), Rosana Chaib (PCB) e Gerônimo (PSL). Os candidatos que receberam menos de 0,5% das intenções de voto aparecem na tabela com 0%.

De acordo com Adriano Cerqueira, o levantamento mostra ainda que, no somatório das intenções para primeiro e segundo senador, há um número expressivo de votos ainda não definidos: 57% dos entrevistados se declararam indecisos ou informaram que pretendem votar em branco. Isso mostra a baixa informação da população em relação ao fato de que, nesta eleição, é preciso votar em dois candidatos ao Senado, afirmou o coordenador da pesquisa. Outros 21% dos entrevistados disseram que pretendem anular seu voto.

Metodologia Como em 3 de outubro os eleitores escolherão dois senadores o DF tem direito a três cadeiras no Senado , para ter um quadro das intenções de voto o Instituto CB Data formulou perguntas de respostas múltiplas, situação em que mais de uma opção é anotada. Assim, explica o coordenador da pesquisa, André Cerqueira, a soma dos percentuais de todos os candidatos chega a 200%, pois cada entrevistado apontou dois nomes entre a lista apresentada. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do DF sob o número 28640/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 27326/2010.

No DF, Dilma é favorita para suceder Lula

Na corrida para a Presidência da República, a candidata Dilma Rousseff (PT) lidera a pesquisa de intenção de voto entre os brasilienses. De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto CB Data entre 29 e 31 de agosto, a petista tem a preferência de 42% dos eleitores do Distrito Federal. José Serra (PSDB) aparece em segundo no levantamento, com 22% das intenções de voto, seguido por Marina Silva (PV), que receberia 15% dos votos se a eleição fosse hoje todos os demais concorrentes não chegaram a 0,5% das intenções, e por isso não aparecem pontuando na pesquisa.

Os dados mostram ainda que, na sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 13% dos leitores brasilienses ainda não escolheram seu candidato ou pretendem votar em branco. Outros 7% disseram que votarão nulo. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Os dados se referem à simulação estimulada, quando é apresentada ao entrevistado uma tabela com o nome de todos os candidatos inscritos na disputa.

Na espontânea quando não é apresentada a relação de nomes , Dilma Rousseff também lidera a disputa, com 36% das intenções de voto, seguida por José Serra, com 17%, e por Marina Silva, com 13%. Juntos, os demais candidatos somam 1%. Neste levantamento, o percentual de votos indecisos ou brancos sobe para 25% e o de nulos fica em 8%.

A pesquisa também mediu a rejeição entre os três candidatos mais bem colocados. De acordo com o resultado, 36% dos eleitores brasilienses disseram não votar de jeito nenhum em José Serra. A rejeição a Marina Silva ficou em 28% e à petista Dilma Rousseff, em 25%. Perguntados sobre qual seria o único candidato em quem votariam, 32% dos entrevistados escolheram Dilma, 19% apontaram José Serra e 11%, Marina.

2º turno De acordo com Adriano Cerqueira, coordenador da pesquisa realizada pelo Instituto CB Data, não é possível afirmar se, de acordo com a preferência do eleitorado do Distrito Federal, haverá ou não segundo turno para a eleição presidencial um candidato vence no primeiro turno quando sua votação é superior à soma dos votos recebidos por todos os outros candidatos.

Apesar de as intenções de voto em Dilma Rousseff serem superiores aos percentuais de todos os outros concorrentes somados, a diferença ainda se encontra dentro da margem de erro da pesquisa. Dilma tem 42% e os demais, juntos, somam 38%. Para que a pesquisa apontasse uma eleição em primeiro turno, essa diferença, hoje de quatro pontos percentuais, deveria ser superior a seis pontos, explica Cerqueira. A margem de erro é de três pontos para cima ou para baixo.

Na simulação de segundo turno entre os dois candidatos mais votados, de acordo com a preferência dos eleitores do DF, Dilma seria eleita com 48% das intenções de votos, contra 27% de José Serra. Indecisos e brancos somariam 14% e nulos, 11%.