Título: Reeleição passa por Lula, diz Bernardo
Autor: Romero , Cristiano
Fonte: Valor Econômico, 18/08/2011, Política, p. A6

Apesar de declarações recentes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a presidente Dilma Rousseff só não disputará um novo mandato, nas eleições de 2014, se não quiser, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que a decisão de Dilma de se reeleger passará pelo "diálogo" com Lula. A declaração foi feita durante entrevista para o programa "Poder e Política - Entrevista", da "Folha de S.Paulo" e do site UOL.

Paulo Bernardo, que comandava a Pasta do Planejamento, no governo Lula, e foi transferido para a das Comunicações no ministério Dilma, afirmou que Lula pode tentar sua volta, pois "pelo que eu saiba ele não está com os direitos cassados".

Sobre a possibilidade de sua atual chefe se candidatar à reeleição, Bernardo foi mais reticente. "Aí já não sei, né? Porque nós temos, você sabe, um instituto que foi criado, até contra o nosso voto, que é o instituto da reeleição. É... eu vejo que, normalmente, quem está no cargo acaba sendo candidato natural. Eu estou dizendo, se a presidenta Dilma estiver bem e se tiver desejo de concorrer, muito dificilmente ele [Lula] vai se colocar como postulante", disse.

Em seguida, o ministro argumentou que a decisão sobre a sucessão presidencial se dará, "com certeza", depois de uma conversa entre Dilma e Lula, padrinho político e fiador da campanha da presidente nas últimas eleições.

"Agora... eu não vejo essa questão sendo resolvida sem o diálogo entre os dois. É muito cedo ainda. Ela está com oito meses, menos de oito meses de mandato. Com certeza o presidente Lula e a presidenta Dilma vão se reunir e vão tratar desse assunto e vir o jeito como vão apresentar a proposta para o partido".

Desde que voltou com mais força no cenário, ao se reunir com senadores e praticamente assumir um papel de articulador político durante a crise que levou à demissão do ex-ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, o ex-presidente Lula passou a despertar suspeitas de que pretende voltar ao Planalto.

Em mais de uma oportunidade, disse que ainda não "desencarnou" do cargo. Mas também deu declarações mais contundentes para enfatizar que não tem pretensões concorrentes às de Dilma. Em 29 de julho, Lula disse que Dilma só não disputará a reeleição se não quiser e afirmou: "Acho que já cumpri minha tarefa neste país."

No início do mesmo mês, em visita a Rondônia, Dilma Rousseff reconheceu pela primeira vez que pode tentar novo mandato.