Título: PT pode ter duas vagas no Conselho de Ética
Autor: Thiago Vitale Jayme
Fonte: Valor Econômico, 19/04/2006, Política, p. A9

O líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS), consultou na manhã de ontem dois deputados considerados "acima de qualquer suspeita", Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) e José Eduardo Cardozo (PT-SP) para preencher duas das três vagas da legenda abertas no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. "Noto que o partido percebeu que não poderá recuperar sua imagem e reputação assim, como vem agindo. Por isso fizeram essa consulta a mim e ao deputado Cardoso", informou Biscaia. A escolha dos dois petistas poderá mudar o rumo da estratégia petista na Câmara, até agora.

O PT tem participado de todos os acordões para salvar parlamentares no plenário e sua ex-representante no Conselho, Ângela Guadagnin (PT-SP), para salvar os petistas com protelação dos processos. A parlamentar dançou no plenário para comemorar a absolvição de um petista mensaleiro, o deputado João Magno (PT-MG). Ela fez defesa árdua de todos os petistas no conselho e votou sempre pela absolvição. Pelo comportamento, a deputada responde a representação e foi afastada do colegiado.

Além da vaga dela, o PT ainda precisa indicar dois nomes em substituição aos deputados Chico Alencar (P-SOL-RJ) e Orlando Fantazzini (P-SOL-SP), indicados ao posto quando ainda eram do PT e que renunciaram às suas vagas. Esperava-se a indicação de três nomes com perfis semelhantes ao de Ângela: obedientes à bancada e frontalmente contrários às cassações.