Título: Inadimplência explica cautela
Autor: Marta Watanabe, Sérgio Bueno, Denise Neumann e Iva
Fonte: Valor Econômico, 10/04/2006, Brasil, p. A3
As empresas de varejo do Paraná estão preocupadas com a inadimplência e, por isso, melhoraram a oferta de crédito com cautela. A MM Mercadomóveis, com sede em Ponta Grossa e 63 lojas no Estado, começou há dois meses a refinanciar parte da dívida na hora de uma nova aquisição. De acordo com o superintendente da empresa, Márcio Pauliki, isso resultou em acréscimo de 15% nas vendas a prazo. "O cliente vem pagar uma parcela, acaba fazendo uma nova compra e volta para casa com o dinheiro que trouxe", explicou.
Para ter acesso a esse alongamento é preciso ter pago 70% do débito e o histórico do cliente precisa ser bom, com atraso máximo de 10 dias nos vencimentos das parcelas. A MM oferece financiamento próprio em até 15 vezes e não pensa em aumentar o prazo.
Na Balaroti, maior rede de materiais de construção do Paraná, o prazo não cresceu, mas o diretor de marketing e vendas, Eduardo Balarotti, conta que a empresa reduziu os juros mensais de 3,6%, em 2005, para 1,9%. E viu o consumidor aumentar a média de parcelas: de quatro para oito vezes.
A rede Berlanda, com 60 lojas espalhadas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ainda não aumentou o prazo nas compras parceladas. A empresa tem visto a ofensiva dos concorrentes -até 90 dias sem entrada para compra de eletrodomésticos -, mas prefere a precaução e mantém no máximo 15 parcelas. Segundo Gilmar Godoy, diretor-geral da rede, embora haja fatores que incentivem as compras como aumento do salário e Copa do Mundo, a rede está em um Estado exportador e que sofre com a valorização do real.