Título: Para Marta, Serra ainda pode disputar Presidência da República
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 10/04/2006, Política, p. A5
A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) disse ontem que não descarta a possibilidade de José Serra abandonar a corrida estadual para disputar a Presidência da República, se a campanha do também tucano Geraldo Alckmin não decolar.
A ex-prefeita comemorou o resultado da pesquisa Datafolha divulgada no fim de semana, segundo a qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 40% das intenções de voto e Alckmin, 20%. O presidente recuou dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, de 17 de março. Porém, o tucano caiu três pontos, enquanto o pré-candidato do PMDB, Anthony Garotinho, subiu de 12% para 15%. A margem de erro é de dois pontos percentuais. " Foi muito estimulante porque o PT está exposto há um ano e também porque a campanha mal começou " , disse Marta.
Segundo ela, é cedo para dizer que a disputa será polarizada pelo PT e PSDB. " Tanto é que a candidatura do PMDB cresceu e está muito próxima da de Alckmin. Isso mostra que Alckmin não é um candidato forte. " Para Marta, a oscilação do tucano reflete as denúncias de que a Nossa Caixa favoreceria aliados do então governador na distribuição de verbas publicitárias.
Sobre a disputa estadual, a ex-prefeita disse que está " numa situação muito confortável " na corrida pelo governo paulista, apesar da desvantagem em relação a Serra nas pesquisas de intenção de voto.
Marta, que disputará a prévia do partido com o senador Aloizio Mercadante no dia 7 de maio, afirmou que as pesquisas mostram uma situação ainda embrionária. " Estou cada dia mais animada para essa eleição. E estou ainda mais instigada agora que ficou definido que o adversário é o Serra. "
A petista esteve à tarde no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, em plenária para discutir a campanha. Mercadante participou do evento de manhã e depois foi à Vila Belmiro para ver o jogo que deu o título de campeão paulista ao Santos, time para o qual torce.
Sondagem do Ibope divulgada na semana passada mostra que Serra teria 51% das intenções de voto para o governo paulista, enquanto Marta ficaria com 17%. A vantagem do tucano seria maior contra Mercadante: 55% a 7%.
O senador minimizou a diferença, dizendo que a campanha não começou, segundo a assessoria de imprensa. Para Mercadante, Serra ainda terá de explicar muitas vezes a decisão de sair da prefeitura, apesar de ter assinado documento em que se comprometia a não fazê-lo.
A avaliação de Marta passa pelo mesmo ponto. Para ela, há espaço para crescer no interior e na região metropolitana. " Temos um mar para trabalhar ainda no interior e levar o que foi feito (pelo PT) na Prefeitura de São Paulo e que as pessoas desconhecem " , disse. A ex-prefeita citou pesquisas segundo as quais a reprovação à decisão de Serra de deixar a prefeitura é maior entre os paulistanos do que no restante do Estado. " Não digo que esse vai ser o mote, mas são coisas que vamos começar a trabalhar. "
Marta evitou comentar se a vantagem que tem em relação ao desempenho de Mercadante torna seu nome favorito para disputar o Palácio dos Bandeirantes. No entanto, alfinetou o adversário ao dizer que aparece com 30% das intenções de voto na capital paulista em todas as sondagens, enquanto o senador fica com 10%.