Título: Fraude na reforma agrária
Autor: Rizzo, Alana
Fonte: Correio Braziliense, 31/08/2010, Política, p. 5

Superintendente do Incra indicado por senador, vereadores e mais 17 pessoas são presas em Mato Grosso do Sul

A Polícia Federal (PF) prendeu ontem 20 pessoas, incluindo nove servidores públicos federais, oito líderes de movimentos sociais e dois vereadores acusados de fraudar projetos da reforma agrária em Mato Grosso do Sul no valor de R$ 12 milhões.

Entre os presos na Operação Tellus (Deusa da Terra, na mitologia grega) estão o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra),Waldir Cipriano Nascimento, indicado ao cargo pelo senador Walter Pereira (PMDB-MS), e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaquiraí, vereador Joel José Cardoso (PDT-MS).No estado, políticos acreditam que a operação tem viés eleitoreiro.

O grupo, que distribuiu ilegalmente lotes da Fazenda Santo Antônio, preparava-se para atuar no sorteio da Fazenda Paquetá, no mesmo estado. OMinistério Público Federal (MPF) investiga ainda uma lista de imóveis rurais que foram excluídos do processo de avaliação para verificação de produtividade no estado.

Servidores do Incra são acusados de receber propina para liberarem essas terras. Nove fazendas foram excluídas irregularmente do programa.

Segundo as investigações, líderes de grupos socais ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), à Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetagri) e à Federação da Agricultura Familiar (FAF) entregaram parte dos lotes a familiares, amigos e pessoas que não atendiam os requisitos do programa de reforma agrária do governo federal. Outra parte foi vendida, contrariando a legislação.

Algumas áreas foram transformadas em sítios de lazer com piscina e campo de futebol.

Houve, ainda, a manipulação de concorrências para a compra de produtos e serviços para os assentamentos.

Os negócios, de acordocomoMinistério Público, eram regularizados por servidores do órgão federal.

Exoneração Ontem, o presidente do Incra, Rolf Hackbart, exonerou toda a cúpula do Incra emMato Grosso do Sul. Além do superintendente Waldir Cipriano Nascimento, o substituto, Hélio Pereira da Rocha, e o chefe da Unidade Avançada de Dourados, Oscar Francisco Goldbach, deixaram os cargos. O Incra suspendeu temporariamente o pagamento de créditos aos assentados e todos os processos de obtenção de imóveis rurais pela reformaagrária no estado.

O senador Walter Pereira (PMDB) confirma a indicação da cúpula do Incra e diz que não pode formular juízo de valor porque ainda não há informações suficientes.

Entretanto, acredita que há equívocos com relação à atuação da superintendência.Emnota, Waldir Nascimento negou as acusações. O MPF explica que o monitoramento dos acusados começou há nove meses e que o esquema funcionava desde 2007.