Título: PT, PSDB e Kassab debatem região metropolitana
Autor: Lima, Vandson
Fonte: Valor Econômico, 06/09/2011, Política, p. A6

Situação rara até pouco tempo atrás, um secretário do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (ex-DEM, hoje sem partido) e um prefeito petista se reuniram ontem para debater os problemas e possíveis soluções para as regiões metropolitanas do Estado em evento organizado pela senadora Marta Suplicy (PT-SP). Os três grupos, até então ferrenhos adversários, têm se aproximado e trocado afagos na gestão da presidente Dilma Rousseff (PT).

A discussão sobre a região metropolitana ocorreu de forma amistosa, com cada participante expondo as ações de seu governo voltadas a encontrar soluções regionais, consideradas a principal forma de solucionar problemas como trânsito, transporte público e destinação do lixo.

Houve convergência na maioria dos temas, em especial a avaliação de que é um risco de criar outro ente federativo para cada região metropolitana. Para os participantes, isso diminuiria a importância de Estados e municípios. "As ações que envolvem estas cidades são, em sua maioria, municipais, com planejamento e investimento feitos pelo governo estadual", disse a assessora do Ministério das Relações Institucionais, Paula Losada.

A opinião foi apoiada pelo prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que reúne as sete cidades da região. O petista deu como exemplo a própria entidade que representa. "Chegar a consenso com três entes já é difícil, tem as questões partidárias e visões diferentes, imagine com quatro. Vejo pelo Consórcio, onde tentamos tomar as ações por consenso porque, se formos para a disputa por voto, saímos rachados", afirmou.

O secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido (PSDB), destacou as ações de Alckmin voltadas para a solução dos problemas regionais, como a criação da Pasta, e disse que o governo pretende criar o segundo aglomerado urbano do Estado, em Piracicaba, e a quarta região metropolitana, a do Vale do Paraíba. "Vamos dotar essas regiões de instrumentos para fazer o planejamento integrado e financiarem os projetos", explicou o tucano.

Kassab, que busca se aproximar de Dilma com a criação do PSD, mas diz ser difícil aliança com o PT na capital pelo histórico de disputas, foi embora logo depois da própria apresentação, sem debater com os outros participantes ou responder as perguntas do auditório. (RDC)