Título: Bolsa pode favorecer consolidação
Autor: Ricardo Cesar e João Luiz Rosa
Fonte: Valor Econômico, 18/04/2006, Empresas, p. B2

A bolsa de valores pode ser uma aliada das empresas brasileiras na briga por uma fatia do mercado de exportação de softwares e serviços de tecnologia. O motivo óbvio é que as companhias que fizerem bem-sucedidas ofertas iniciais de ações estarão capitalizadas para enfrentar a concorrência internacional. Mas há um outro aspecto importante.

No ano passado, a Associação Brasileira das Empresas Exportadoras de Software e Serviço (Brasscom) contratou a consultoria AT Kearney para levantar os pontos fortes e fracos do país na oferta de programas "offshore". Trata-se de um mercado em que os sistemas são encomendados pelas matrizes das grandes multinacionais para desenvolvedores localizados em países mais baratos, como a Índia, que se tornou referência mundial da área.

Uma das principais conclusões do trabalho é que as companhias brasileiras de tecnologia são muito pequenas para competir no mercado internacional. A AT Kearney acredita que uma onda de fusões e aquisições seria bem-vinda para formar empresas nacionais com musculatura financeira para concorrer com as indianas. A Bovespa começa a se revelar o caminho mais promissor para viabilizar esse processo. (RC)