Título: BNDES facilitará concessão de crédito para investimentos
Autor: Chico Santos
Fonte: Valor Econômico, 12/05/2006, Brasil, p. A2

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca, anunciou ontem medidas destinadas a facilitar a concessão de créditos em operações indiretas de até R$ 10 milhões da linha BNDES Automático destinados a investimentos. A partir de agora, não será mais necessário a empresa passar seu pedido por uma consulta prévia ao banco, um procedimento usado nas grandes operações sem intermediários.

O banco decidiu ainda flexibilizar as garantias para as operações do BNDES Automático. Os interessados não vão mais precisar fornecer garantia real (em patrimônio) nem pessoal (fiança) ao banco estatal. As garantias serão negociadas diretamente com o banco intermediário entre o BNDES e o tomador do empréstimo.

Segundo Fiocca, a medida tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito principalmente às micros, pequenas e médias empresas. Ele destacou que o esforço do BNDES para facilitar seus processos de concessão de crédito já permitiram a redução de 25 dias em 2002 para 5 dias atualmente do prazo de concessão de crédito indireto no âmbito do programa Finame, linha para a compra de máquinas e equipamentos. No ano passado, o prazo médio era de 9 dias.

Na entrevista, foi anunciada também outra medida de facilitação. Um decreto presidencial autorizou as empresas estrangeiras do setor instaladas no Brasil a fazerem as operações de arrendamento com custo do financiamento fixado pela TJLP e não mais em cesta de moedas estrangeiras. A medida atende a um antigo pleito das empresas e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq) e vai tirar o risco cambial de operações como o leasing de caminhões pelas montadoras.