Título: Inquérito do mensalão vai para a internet
Autor: Thiago Vitale Jayme
Fonte: Valor Econômico, 12/05/2006, Política, p. A10

O relator do inquérito do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, afirmou, ontem, que todo o processo será digitalizado e, em breve, poderá ser consultado na Internet. O objetivo é agilizar o julgamento do caso, considerado como um desafio para o STF.

Com 40 indiciados - entre eles vários parlamentares e ex-autoridades, como o então ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu - o processo do mensalão poderá demorar até quatro anos para ser concluído. Se a demora for maior, há o risco de o Supremo passar uma imagem de lentidão.

A digitalização é medida inédita no STF. "A digitalização dos autos do inquérito tem por fim permitir que sejam extraídas cópias com maior celeridade", justificou o ministro. Há duas semanas, o STF foi criticado por uma revista semanal pelo fato de Barbosa admitir que o caso poderá demorar anos para ser julgado. A revista apresentou uma máquina copiadora como solução. Ontem, o ministro mostrou, como resposta, um CD em que todos os dados do inquérito estão condensados. Ele não permitiu o acesso ao CD porque há informações protegidas por sigilo no processo.

"Ao definir esta estratégia operacional, o objetivo foi o de evitar tumulto na condução do inquérito, obter cópias mais rapidamente, acionar os indiciados com maior celeridade, e otimizar o atendimento aos inevitáveis requerimentos, pelos advogados dos envolvidos, de cópia parcial ou total dos autos", resumiu Barbosa.

O processo, que está em fase inicial, possui 29 volumes e 86 apensos. Até aqui, está com 14 mil páginas. Os denunciados - espalhados por quatro Estados diferentes e o Distrito Federal - já estão sendo notificados para apresentar defesa.

"O ministro Joaquim está inaugurando uma nova forma de processamento de causas penosas", disse a presidente do STF, ministra Ellen Gracie. "Espero que ele ouse ainda mais", completou a ministra, que está com planos para informatizar todos os processos no STF.