Título: Definição de TV digital pode sair ainda neste mês
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Valor Econômico, 12/05/2006, Empresas & Tecnologia, p. B3

O governo federal pode anunciar, até o fim deste mês, qual o modelo de TV digital que será implantado no país. Essa foi a avaliação das companhias de radiodifusão, de acadêmicos e dos fabricantes de aparelhos de TV, que se reuniram, ontem, por quase três horas, com a chefe da Casa Civil, ministra Dilma Roussef, e o ministro das Comunicações, Hélio Costa. Também participaram do encontro representantes dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Os empresários saíram do Palácio do Planalto demonstrando convicção de que a opção a ser feita pelo governo brasileiro será mesmo pelo padrão de modulação japonês. Esse padrão é uma das partes mais importantes do sistema de TV digital.

De acordo com Abdo Hadade, presidente da Cineral, empresa fabricante de aparelhos de TV, Dilma chegou a declarar qual seria a data do anúncio. "O presidente Lula, até o dia 30 de maio, fará a divulgação do sistema escolhido", afirmou.

Fernando Bittencourt, diretor de engenharia da TV Globo, não fez comentários sobre o cronograma. Segundo ele, a informação é de que o governo está empenhado em anunciar o modelo o mais rápido possível e tem trabalhado bastante para definir o assunto.

Bittencourt reconheceu que as empresas de radiodifusão terão ainda muito trabalho até que o sistema entre efetivamente em funcionamento no país.

"A previsão depende de cada empresa, porque a implantação é algo complicado. Depende se a empresa tem estrutura, se tem torre, se tem espaço. Eu diria que (vai demorar) de um ano a um ano e meio para cada emissora colocar o primeiro transmissor no ar", comentou o executivo da Globo.

Os empresários presentes ao encontro acreditam que a tendência é de que o modelo escolhido seja mesmo o japonês, como já adiantara o próprio ministro das comunicações, apesar de a ministra Dilma não ter anunciado nada nesta direção.

Bittencourt destacou a criação de um fórum que vai discutir a implantação do sistema e a posterior manutenção da nova tecnologia. "Precisamos ter um fórum que discuta o sistema permanentemente, no sentido de mantê-lo atualizado. O fórum vai discutir todos os aspectos importantes para a sociedade e será formado por todas as entidades do setor."