Título: Lula entra na campanha do DF
Autor: Taffner, Ricardo; Moreira, Mariana
Fonte: Correio Braziliense, 06/09/2010, Cidades, p. 20

Pela primeira vez, o presidente participa hoje de comício ao lado da presidenciável Dilma Rousseff e de Agnelo Queiroz. Ontem, o concorrente petista ao Palácio do Buriti recebeu o apoio do ministro das Relações Institucionais e do chefe de gabinete do Planalto

Setembro começou muito mais quente do que o normal e o clima na capital da República tem feito cada candidato pensar em uma solução para enfrentar bem o mês e terminá-lo em uma situação confortável nas pesquisas eleitorais. Os concorrentes ao Governo do Distrito Federal apostam na parceria com os presidenciáveis para dar mais frescor e gás às campanhas. Nesse ponto, Agnelo Queiroz (PT) tem recebido um apoio duplo. Além da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, ele dispõe do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, como principal cabo eleitoral.

Antes desacreditado entre analistas políticos de que conseguiria transferir a enorme popularidade a um sucessor, Lula surpreendeu e colocou a candidata como primeira colocada nas pesquisas sobre sua sucessão. Agora, tenta fazer o mesmo com outros nomes, como o de Agnelo. Na semana passada, foi ao ar o segundo programa gravado pelo presidente a favor de seu ex-ministro do Esporte. Meu grande companheiro e amigo Agnelo Queiroz significa a certeza de Brasília continuar a crescer, melhorando muito a vida da população, diz Lula no vídeo.

Coincidência ou não, o petista tem aumentado o percentual de intenções de votos desde o início das propagandas eleitorais, nas quais sempre aparecem Lula e Dilma. Esse crescimento é fruto de uma conjuntura. Ele está aparecendo mais, os malefícios dos governos do outro candidato estão vindo à tona e há a ascensão de Dilma no Distrito Federal. É uma série de fatores, mas é claro que o fato de ter participado do governo Lula faz diferença, diz a coordenador de comunicação da coligação Novo Caminho, Luís Costa Pinto.

Hoje, Lula desembarca de vez na campanha de Agnelo, quando participa do primeiro evento no DF ao lado do concorrente ao Palácio do Buriti e de Dilma Rousseff. O comício será realizado a partir das 19h, em Valparaíso, cidade do Entorno. A aposta é de arrebanhar votos para o petista. De acordo com pesquisa do Instituto CB Data, 26% dos eleitores brasilienses disseram ter vontade de votar no candidato a governador apoiado por Lula.

Corpo a corpo Ontem, Agnelo Queiroz fez campanha em Santa Maria e em Luziânia (GO). Os compromissos começaram pouco depois das 10h, na Feira do Produtor de Santa Maria. Um dos problemas que o petista prometeu combater é a situação irregular dos pontos comerciais da cidade. Como as avenidas são destinadas às moradias, o comércio se desenvolveu sem estabilidade, o que pretendo mudar, afirmou.

Durante o percurso na feira, ele contou com a companhia do vice de sua chapa, Tadeu Filipelli (PMDB), além do candidato ao Senado Rodrigo Rollemberg (PSB) e do ministro das Relações Institucionais do governo Lula, Alexandre Padilha. Brasília é estratégica para a eleição nacional e Dilma quer um parceiro para melhorar o Plano Piloto e o Entorno. Queremos ampliar a vantagem aqui no Distrito Federal. Duvido que José Serra assuma apoio a Joaquim Roriz, provocou Padilha.

No fim da manhã, o candidato resolveu marcar presença em um evento imprevisto: uma reunião entre pastores e fiéis em uma imensa unidade da igreja Assembleia de Deus, em fase de construção, na cidade de Luziânia (GO). O chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, também esteve no local. Estamos muito satisfeitos. O segmento dos evangélicos, uma importante parcela eleitoral, tem estado com a gente. A relação que Lula mantém com eles, no sentido de cuidar dos pobres, não é fisiológica. É uma parceria, afirmou.