Título: Infraero quer terminar tudo em 2014
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Fonte: Valor Econômico, 26/08/2011, Especial, p. A14

As obras de conclusão do terminal 2 e de modernização do terminal 1 do Galeão estão orçadas em R$ 657,5 milhões, sendo R$ 356,4 milhões para o terminal 2, inaugurado parcialmente em 1999. Desse valor estão excluídas as obras dos novos edifícios-garagem, a serem concedidos ao setor privado. As obras foram iniciadas em 2008, começando pela substituição das juntas metálicas das placas de concreto de uma das duas pistas.

A Infraero promete entregar tudo em 2014, embora o principal da obra do terminal 1, conhecido entre os funcionários do aeroporto como "obrão", ainda não tenha começado e nem sido licitado. O início da obras está previsto para o primeiro trimestre de 2012.

A reportagem visitou as instalações e obras do Galeão acompanhado do superintendente Abibe Ferreira Júnior e assessores. No terminal 2, cuja área interna só tem 50% em uso desde a inauguração, as obras estão a cargo da construtora Paulo Otávio e estão em fase de execução do acabamento para a colocação dos equipamentos. Segundo Ferreira, quando estiver pronto o terminal 2 dobrará o número de pontos de "check-in" de passageiros, de 64 para 128.

O número de esteiras de movimentação de bagagem no terminal passará de seis para 12. No terminal 1, das nove esteiras de bagagem, quatro são novas e as outras cinco estão sendo substituídas. Ferreira disse que está prevista a instalação de um sistema automático de esteiras para transferir do terminal 2 para o terminal 1 as bagagens de conexões entre voos domésticos e internacionais. "Queremos para 2014, mas teremos, com certeza, para 2016", afirmou.

Não haverá acréscimo no número de pontes de embarque - são 38 no total dos dois terminais -, mas o superintendente disse que haverá adaptações, por exemplo, para receber aviões do porte do A380 (Airbus), o maior do mundo atualmente em operação. Ferreira disse que está negociando com a Emirates Airlines, que deverá iniciar operações para o Rio nos próximos meses, para que ela utilize o gigante anglo-francês no Galeão.

As obras em andamento no terminal 2 já incluem a instalação de todos os novos equipamentos de combate a incêndios, mas os técnicos informaram que ainda falta licitar a parte elétrica e a de ar-condicionado. Um especialista que preferiu não se identificar disse que as instalações elétricas e hidráulicas e de ar-condicionado estão entre os maiores problemas do terminal 1 do Galeão por necessitarem de substituição, e de readequação, em alguns casos, urgente.

Ferreira disse que todos os problemas existentes nessas áreas estão sendo ou serão resolvidos. O sistema de ar-condicionado, uma das mazelas mais reclamadas pelos usuários do aeroporto, funcionava bem no dia da visita da reportagem. Segundo Ferreira, parte das máquinas de refrigeração está sendo adquirida e outra parte está sendo reformada. Ele disse ainda que tanto os elevadores que atendem o público como os de serviço já foram trocados ou reformados.

De acordo com a Ferreira, após a conclusão das obras, as operações internacionais ficarão totalmente concentradas no terminal 2, ocupando cerca de 30% da sua área. O restante desse terminal e mais todo o terminal 1 serão utilizados para atender os voos domésticos.

No terminal 1, Ferreira define as mudanças feitas até agora como "pequenas intervenções", a maioria delas concluídas entre 2009 e 2010, incluindo reforma do piso, da fachada do terminal, do teto, dos 44 banheiros e a substituição de 75 portas automáticas. As obras executadas somam R$ 45,53 milhões, segundo dados fornecidos pela Infraero. Correspondem à conclusão total de 12 e parcial de um, de 15 lotes planejados. Desse total de lotes, faltam R$ 21,53 milhões em obras a executar, a maior parte em substituição de elevadores e de escadas rolantes. (CS)