Título: Conselhão pede reforma fiscal
Autor: Denise Neumann e Raquel Salgado
Fonte: Valor Econômico, 11/05/2006, Brasil, p. A3

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) aprovou, ontem, o plano de ação do "Observatório da Equidade", criado no âmbito do CDES. Entre as prioridades desse plano de ação estão a formulação de políticas públicas na área de educação e a criação de um "Índice Sintético de Distribuição de Renda". O ministro da coordenação política e secretário-geral do conselho, Tarso Genro, também elogiou a explanação do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, na reunião de ontem do CDES.

Genro destacou ainda que a montagem do plano de logística do Ministério dos Transportes "vai se dar em conjunto com a sociedade e daí a importância da participação do CDES neste processo". Os conselheiros destacaram a importância de uma reforma política, de mudanças na questão fiscal, na política de juros e na gestão do Estado. O ministro ressaltou que a Agência Nacional de Desenvolvimento continua recolhendo contribuições e sugestões para "fomentar políticas de desenvolvimento para o Brasil".

O ministro dos transportes, Paulo Sérgio Passos, disse que o Plano Nacional de Logística dos Transportes é a "retomada do planejamento no âmbito do Ministério dos Transportes". Ele mencionou ainda a necessidade de que a montagem do plano se dê em conjunto com a sociedade. "Daí a importância da participação do CDES neste processo", afirmou.