Título: Para reafirmar a candidatura
Autor: Magalhães, Camila de
Fonte: Correio Braziliense, 06/09/2010, Cidades, p. 21

Em evento com 5 mil simpatizantes, ex-governador pede que militância faça campanha de porta em porta para explicar aos eleitores que, apesar da decisão do Tribunal Superior Eleitoral, ele é, sim, candidato ao Palácio do Buriti. Panfletos também serão distribuídos

O ex-governador Joaquim Roriz (PSC) intensificou a mobilização perante os populares e a militância para reforçar que é, sim, candidato ao Palácio do Buriti, apesar das derrotas na Justiça Eleitoral, que negou o registro de sua candidatura com base na Lei da Ficha Limpa. Ele recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) e aguarda julgamento do processo, sem data prevista, esperançoso de que se livrará das pendências judiciais. Ontem pela manhã, esteve na Estrutural e, à tarde, no Marina Hall, na chamada Festa do Azul, evento organizado pela coligação Esperança Renovada. Dezenas de ônibus levaram cerca de 5 mil militantes de várias cidades do DF à casa de eventos, onde Roriz foi recepcionado com muita comoção.

Antes da festa, ele reuniu em sua casa os candidatos da coligação ao Senado, à Câmara dos Deputados e à Câmara Legislativa para acertar os próximos passos da campanha. Fizemos um pacto de união, resumiu. Para o palanque, o ex-governador levou a esposa, o candidato a vice, Jofran Frejat, e os candidatos a senador Maria de Lourdes Abadia (PSDB) e Alberto Fraga (DEM). Foi a segunda vez que Fraga apareceu publicamente com Roriz após o racha ocorrido no fim de julho. A primeira foi pela manhã, na Estrutural.O democrata havia decidido prosseguir a campanha de forma independente após ser vaiado em comícios em que estava na companhia do ex-governador.

Diante da multidão azul, Roriz pediu apoio aos militantes. Convocou a todos para que saiam de casa em casa passando a mensagem de que ele está na luta pela eleição. Não façam mais nada nos próximos seis dias. Está sendo impresso esta noite um panfleto assinado por mim dizendo que sou candidato. Quero seis dias de trabalho intenso, dia e noite, afirmou. Ele também desafiou Agnelo: Façam uma reunião igual, mostrem a Brasília. Aqui tem militância. Será que o adversário tem competência de ter uma militância dessas? Não existe nenhuma força política a não ser a nossa.

Roriz disse estar seguro de que vencerá as eleições e tomará posse. Até convidou os militantes a estarem com ele na comemoração em 3 de outubro, quando fecharia a pista da subida do Núcleo Bandeirante até o Catetinho. Vou fazer uma revolução administrativa para a cidade, levando o bem-estar para o povo de Brasília, prometeu. Abadia convidou os candidatos coligados a saírem às ruas na parada do 7 de Setembro para entrega do material.

Mais cedo, no café da manhã promovido em um pequeno lote da Quadra 4 da Estrutural, o ex-governador atacou novamente Agnelo, a quem trata como encardido. Se entrar encardido aqui, ponham para fora. Não deixem entrar bandeiras vermelhas que não sejam a do Divino. Eles copiaram a do Divino, mas as outras não prestam. Os outros são o satanás, declarou. O candidato convidou a todos para assistir a seu programa de televisão, gravado no último sábado. E adiantou que vai mostrar os pontos fracos de seu principal adversário.

Fim do racha A união eleitoral dos antes adversários Roriz e Alberto Fraga parecia ter chegado ao fim em julho, mas os interesses falaram mais alto e Fraga cedeu para lutar pela eleição no Senado. Nas pesquisas de intenção de voto, ele aparece apenas na quarta colocação este ano, há duas vagas em disputa. O estopim do racha foram as repetidas vaias de donos de vans, taxistas e cabos eleitorais de candidatos a deputados distritais quando Fraga apareceu em comícios e no corpo a corpo ao lado de Roriz.

Parte da base rorizista não aceita o ex-secretário de Transportes. Além disso, Fraga é contrário a vários pontos da campanha do candidato do PSC ao Buriti, como a volta das vans, loteamento em áreas de preservação ambiental, a volta dos camelôs no centro de Ceilândia e o fim da padronização dos táxis. A minha situação era uma discordância. Eu mantenho os meus pontos de vista, agora, evidentemente que a coligação tem que caminhar unida, afirmou, ao ser questionado sobre as novas aparições ao lado do ex-governador. Fraga argumenta que pensa na cidade e por isso quer reforçar sua candidatura ao Senado. Não se pode mudar o caminho que foi trilhado para Brasília. A eleição do PT é contrária a tudo aquilo que está sendo feito aqui, afirmou.

DEBATE NO DIA 14 » Os Diários Associados realizarão no próximo dia 14 um debate entre os quatro principais candidatos ao Governo do Distrito Federal. Agnelo Queiroz (PT), Joaquim Roriz (PSC), Toninho do PSol e Eduardo Brandão (PV) já confirmaram presença no evento, que será transmitido ao vivo pela TV Brasília, a partir das 22h, logo após o Rede TV News. Os nomes foram selecionados de acordo com a exigência da Justiça Eleitoral de que todos os que disputam o pleito e façam parte de partidos políticos com representação na Câmara dos Deputados sejam convidados. O debate também poderá ser acompanhado por meio de um webchat que estará disponível no site www.correiobraziliense.com.br. As rádios Clube AM e Clube FM trarão flashes ao vivo.

"Não façam mais nada nos próximos seis dias. Está sendo impresso esta noite um panfleto assinado por mim dizendo que sou candidato. Quero seis dias de trabalho intenso, dia e noite

Joaquim Roriz, candidato do PSC ao GDF

"A minha situação era uma discordância. Eu mantenho os meus pontos de vista, agora, evidentemente que a coligação tem que caminhar unida

Alberto Fraga, candidato ao Senado pela coligação Esperança Renovada