Título: Encomendas crescem, porém emprego decepciona
Autor: Wessel,David
Fonte: Valor Econômico, 01/09/2011, Internacional, p. A14

As novas encomendas à indústria nos EUA subiram 2,4% em julho, para US$ 453,2 bilhões, invertendo a queda de um mês antes (0,4%, dado revisado). Já a criação de empregos no setor privado em agosto ficou abaixo das expectativas.

A alta nas encomendas foi a maior nos últimos quatro meses, superando as previsões de alguns economistas, que esperavam crescimento de 1,9% a 2%. Excluindo transportes, os novos pedidos aumentaram 0,9% em julho, conforme relatório do Departamento do Comércio dos Estados Unidos.

Os embarques de bens manufaturados registraram elevação de 1,6% em julho, seguindo acréscimo de 0,6% em junho. Os estoques aumentaram 0,5%, no maior nível desde o início da série, em 1992. O levantamento do governo mostrou ainda que as novas encomendas de bens duráveis registraram alta de 4,1% em julho, em vez de 4% como o informado originalmente. Em junho, houve queda de 1,1%.

O setor privado dos EUA criou 91 mil vagas de trabalho em agosto, de acordo com dados da ADP Employer Services. O resultado ficou abaixo da previsão de analistas, que era de criação de 100 mil vagas. Em julho, foram criadas 114 mil vagas. Na sexta-feira, o Departamento de Trabalho divulgará seu relatório mensal de emprego, no qual apresentará o número de vagas de trabalho geradas pela economia americana em agosto.