Título: Despedida em desfile discreto
Autor: Silveira, Igor
Fonte: Correio Braziliense, 07/09/2010, Política, p. 5

Ordem no Palácio do Planalto é evitar o tomeleitoral na comemoração do Dia da Independência na Esplanada dos Ministérios

Aúltima cerimônia de comemoração do Dia da Independência como presidente da República tinha tudo para ter um clima extremamente favorável a Luiz Inácio Lula da Silva. Depois de dois mandatos no Palácio do Planalto, ele se aproxima do momento de passar a faixa presidencial ao sucessor com altíssimos índices de aprovação de sua gestão, com a economia em ótimo momento, além de ter a candidata indicada por ele para o próximo pleito na liderança de todas as pesquisas de intenção de votos. Os desdobramentos das quebras de sigilos fiscais de pessoas ligadas ao tucano José Serra, no entanto, criaram uma sensação de desconforto para o desfile de 7 de setembro.

Até o tema escolhido para a Semanada Pátria, que ressalta a paz, soa irônico no atual momento do governo.De acordo com informações do Cerimonial da Presidência da República, por exemplo, o ministro da Fazenda,GuidoMantega, não estará no evento realizado hoje na Esplanada dosMinistérios.

Ochefe da pasta econômica tem evitado eventos públicos e o encontro com a imprensa. A ausência deMantega no desfile é explicada, também, pela tentativa de Lula de tirar o foco político do evento porque o presidente não quer qualquer tipo de desgaste à ex-ministra da Casa Civil Dilma Rouseff.Ou seja, a ideia do Planalto é realizar um desfile discreto emtermospolíticos.

Diferentemente de anos anteriores, o camarote presidencial não receberá convidados especiais, como no ano passado, quando o presidente da França, Nicolas Sarkozy, compareceu para comemorar o Ano da França no Brasil. Na edição deste ano, a programação inclui os tradicionais desfiles militares tropas a pé, motorizadas e a cavalo , de escolas, além de manifestações culturais.

Saudações No início da noite de ontem, a Presidência da República divulgou uma carta redigida pelo presidente Lula a todos os brasileiros que moramno exterior.No documento, ele destacou as realizações do governo federal, ao longo dos dois mandatos, que ajudarama melhorar a qualidade de vida de cidadãos brasileiros que vivememoutros países.

Criamos no Itamaraty uma unidade para implementar ações para oferecer atendimento adequado aos emigrados brasileiros.

Com isso, foi possível fortalecer os Conselhos de Cidadãos no exterior, implantar programas de regularização migratórianaAmérica do Sul e assinar acordos previdenciários com grande número de países. No Japão, inauguramos a Casa doTrabalhador Brasileiro em caráter experimental e lançamos projeto para permitir saque do FGTS.Melhoramos o atendimento aos brasileiros no exterior com a informatização e a reforma do sistema consular, inclusive para a prestação de serviços nas áreas de educação, previdência, trabalho, saúde e cultura, escreveu Lula e completou: Estamos construindo um país de oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras. O Brasil os espera de volta.