Título: 118 mil vagas temporárias
Autor: Braga, Gustava Henrique
Fonte: Correio Braziliense, 07/09/2010, Economia, p. 11

Animados com o crescimento,43% dos empresários desejam contratar. Ranking mundial é liderado por China, Taiwan e Índia

Aeconomia aquecida e o maior poder de compra da população animaram os empresários brasileiros.

Para atender a alta demanda prevista para o último trimestre, 43% deles querem aumentar o número de empregados, contra apenas 6% que planejam diminuir o efetivo. O economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC) Fábio Bentes estima a contratação de 118 mil temporários até dezembro. Umdos setores de destaque para o quarto trimestre é o comércio. O segmento cresce nesta época do ano devido ao pico de contratações para datas comoDia da Criança e Natal, ponderou. As estimativas deixam o Brasil na quarta colocaçãoemumranking das perspectivas de contrataçãoem36 países.

A pesquisa da consultoria Manpower aponta China, Taiwan e Índia, todos países emergentes, nas três primeiras colocações.

Quando considerada a Expectativa Líquida de Emprego (saldo das empresas que pretendem contratar menos as que vão demitir), o país alcançou o índice de 37%, 16 pontos a mais que o domesmoperíodo no ano passado.

Expectativa de vendas e contratação de mão de obra estão diretamente ligadas. Quando o cenário é bom, como o atual, os empresários antecipam as contratações. Desses, cerca de 20% devem ser efetivados. A pesquisa comprova que empregadores de 28 dos 36 países analisados pretendem aumentar a força de trabalho de outubro a dezembro. Na comparação com o terceiro trimestre, a expectativa melhorou em 13 locais. As únicas expectativas negativas estão na Grécia (-10%), Itália (-9%), República Tcheca (-2%), Espanha e Irlanda (-1%). Nas Américas, as 10 nações pesquisadas estão otimistas quanto às contratações.

O fraco desempenho econômico norte-americano, entretanto, teveumimpacto significativo nas expectativas, deixando os Estados Unidos no último lugar do continente, com expectativa líquida de 5%.

Odiretor regional daManpower para a América do Sul, Horacio De Martini, identifica uma tendência generalizada e positiva nos países das Américas, impulsionada principalmente pelo bom desempenho econômico e pelo crescimento da demanda por produtos e serviços. O ciclo de recuperação, já em andamento em vários países do mundo, nos leva a prestar atenção às estratégias de recursos humanos para atender às necessidades colocadas pelo renascimento da indústria em geral, sugeriu.

Olimpíadas No Brasil, empatados como os estados que mais vão contratar nos próximos meses, com expectativa líquida de 41%, estão o Rio de Janeiro e o Paraná.

O diretor comercial da Manpower, Pedro Guimarães, atribui a boa colocação dos fluminenses aos financiamentos concedidos ao estado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para investimentos em obras para as Olimpíadas e para a Copa doMundo de futebol. Quanto ao Paraná, ele destaca os resultados positivos da indústria local e o sucesso de políticas como a redução do Imposto sobre a Circulação deMercadorias e Serviços (ICMS), como fatores que influenciaram os planos de contratações.

A vendedora Adriana Arruda de Lira, 20 anos, moradora do Paranoá, comprova que o momento é favorável para quem busca espaço no mercado de trabalho. Deixei o currículo na loja e, três dias depois, fui contratada. É meu primeiro emprego com carteira assinada, revelou a moça, que conseguiu o novo trabalho há menos de uma semana. A chefe de Adriana numa loja de calçados, Lucimar Gonçalves, garante que deve contratar pelo menos mais três funcionárias nos próximos meses. Preciso de gente para o Natal, disse.

Numa outra loja, especializada em cosméticos, a situação não é diferente. Além dos produtos, a vitrine exibe o aviso procuramse funcionários. A proprietária, Cláudia Belo, tem em vista não só o Natal, mas também o ritmo de crescimento da empresa. Quando as vendas crescem, não há como manter a qualidade do atendimento sem contratar mais funcionários, afirmou. Há um mês na função de vendedora de cosméticos, Tatiana Napoleano, 25 anos, moradora deTaguatinga, trocou o emprego antigo, na área comercial de uma revista, pelo comércio.

Gostei da mudança. Saí de uma função administrativa para ter mais contato com os clientes.