Título: Programa eleitoral esquenta
Autor: Boechat, Juliana; Tolentino, Lucas
Fonte: Correio Braziliense, 07/09/2010, Cidades, p. 26

A menos deummês das eleições, os dois principais candidatos ao GDF alteram o tom da propaganda gratuita e partem para o ataque

A troca de farpas entre os dois principais candidatos aoGoverno doDistrito Federal, AgneloQueiroz (PT) e Joaquim Roriz (PSC), dominou a propaganda eleitoral gratuita que foi ao ar na tarde e na noite de ontem.

Além de apresentar propostas para os moradores do DF e expor ações realizadas em administrações anteriores, os dois aproveitaram o horário nobre na televisão e no rádio para atacar o adversário.

Quemassiste aos programas na esperança de conhecer o perfil dos postulantes aos cargos públicos ficaemmeioao fogo cruzado e é bom que os eleitores se acostumem. A tendência é que o clima da campanha esquente ainda mais durante o últimomês.

Desde a última quarta-feira, Joaquim Roriz subiu o tom no programa eleitoral, que está mais agressivo. Logo no início dos seis minutos que dispõe para expor suas ideias, ele rebate as declarações dos adversários e reafirma a participação na disputa aoPalácio do Buriti. Campanha se faz com promessas e realizações. Eu estou sofrendo um complô por parte dos meus adversários e de alguns setores da mídia, que dizempor aí que eu não sou candidato, diz.

Segundo ele, apenas o Supremo Tribunal Federal, o guardião da Constituição Federal, pode tirá-lo da disputa antes de outubro. A mudança no estilo do discurso foi articulada após as recentes derrotas do candidato na Justiça Eleitoral, que o enquadrou na Lei da Ficha Limpa e as pesquisas de intenção de voto que têm apontado o crescente interesse do eleitorado pelo candidato do PT.

Até o início do mês, Roriz não havia utilizado o tempo que dispõenaTVenorádio para atacar os demais concorrentes.Mas desde a última sexta-feira, o programa tomou novo rumo.Os rorizistas citam a investigação da Polícia Civil doDFbatizadadeOperaçãoShaolin, que apontou supostos desvios de recursos federais do Programa SegundoTempo, doMinistério do Esporte, quando Agnelo era o responsável pela pasta.Oprograma do PSC cita ainda reportagem publicada, noprimeirosemestre deste ano, em uma revista de grande circulação que levanta suspeitas sobre a renda do candidato e o terreno da casa onde vive, no Lago Sul. Também tem sido reprisado um depoimento de uma eleitora petista que, supostamente, tem passagem pela polícia. Ela é conhecida na Estrutural. É direito nossocolocá-lanoprograma.Agora, éoTREquedecide, rebatePaulo Fona, coordenador de Comunicação dacampanhadeRoriz.

Desespero Logo após a provocação do exgovernador, começa o programa petista.Aapresentadora caracteriza os ataques do adversário como umato dedesespero.No programada hora do almoço, ao fim dos sete minutos e 27 segundos de propaganda, sob um fundo azul, pode ser lidoumtexto que cita as decisões da Justiça Eleitoral de barrar o registro de candidatura de Roriz. OTSE confirma que ele está inelegível depois de ter renunciado ao cargo de senador pelo escândalo da Bezerra de ouro.

Ele ainda apelará ao Supremo.

Mas seja qual for a decisão, ele ficará inelegível por 12 anos, diz o enunciado.Otrecho do programa causa polêmica desde 18 de agosto, quando os candidatos estrearamna televisão e no rádio, quando o narrador lia um texto apontando Roriz como um político ficha suja.Oex-governador entrou com um pedido de resposta no TRE, mas não conseguiu suspender a exibição (veja cronologia).

À noite, o PT ampliou os ataques.

Oprograma de Agnelo chegou a veicular um diálogo entre Roriz e o ex-presidente do BRB TarcísioFranklin, oriundo de escuta policial, em que os dois tratam do recebimento de R$ 2,2 milhões.

Depois, foramveiculadas imagens do ex-governador explicando-se na tribuna do Senado, dizendo que o dinheiro seria para comprar umabezerra.Emseguida,apropaganda mostra recortes de jornal sobre a renúncia de Roriz e afirma que, por isso, ele foi considerado inelegível pela JustiçaEleitoral.

Agnelo garante que não vai pagar os apelos do programa eleitoral de Joaquim Roriz na mesma moeda. No entanto, avisa que dará continuidade à linha de explicações aos eleitores. Ao esclarecer a população sobre alguma situação imediata, não estamos fazendo um ataque pessoal.

Dizer que ele está impedido pelo tribunal é fato, explica.

O desespero dele é notório.

Quanto mais ataca, mais cai nas pesquisas. Roriz garantiu que continuará a rebater as acusações.

Eu disse que eu dançaria conforme a música, garante. E ameaça: Tem muita coisa gravíssima para aparecer. São coisas insustentáveis.