Título: PF quer apressar as apurações na Receita
Autor: Campbell, Ullisses
Fonte: Correio Braziliense, 09/09/2010, Política, p. 4

Corporação chamará Verônica Serra, filha do candidato tucano, para prestar depoimento sobre a violação de dados. Policiais queremterminar investigação até 3 de outubro

A Polícia Federal concluiu alguns laudos periciais do computador apreendido na agência da Receita Federal emMauá (SP), no qual trabalhava a funcionária Adeildda Ferreira Leão. Ela é acusada de vazar informações sobre contribuintes, inclusive do vicepresidente do PSDB, Eduardo Jorge. A PF vai priorizar as análises técnicas durante a investigação, que passou a contar com a ajuda de agentes da Diretoria de Inteligência Policial (DIP). Hoje, Verônica Serra, filha do candidato tucano à Presidência, José Serra, deve ser chamada para depor como vítima, já que teve o Imposto de Renda invadido.

A intenção da PF é agilizar ao máximo as investigações. Policiais que atuam na apuração não sabem determinar um prazo para o fim do trabalho, mas tentam encerrar antes das eleições de 3 de outubro, já que há denúncias de um suposto envolvimento de petistas na quebra do sigilo. Umdos motivos da entrada da DIP no caso é para imprimir velocidade à investigação, dizumdelegado que teve acesso ao inquérito, instaurado em Brasília em 5 de julho. A diretoria foi a responsável pela Operação Satiagraha, que apurou envio ilegal de dinheiro para o exterior. Atuou, ainda, na investigação do roubo deumnotebook da Petrobras, no envolvimento de desembargadores emfraudes no Espírito Santo, nas irregularidades em concursos públicos em Brasília, além da Caixa de Pandoraoperação que descobriu pagamento de propina noGoverno doDF.

Segundo o delegado, a Polícia Federal vai centralizar os trabalhos no vazamento das informações da Receita para depois partir para outras frentes. Não podemos virar metralhadora giratória e atirar para todos os lados. É preciso manter o foco, observa o policial.

Apesar de já ter ouvido cerca de 15 pessoas, a PF não vai priorizar testemunhas ou acusados. Esse é uminquérito de prova técnica, ressalta. Com o resultado das perícias, a PF pode chamar outras pessoas e delimitar novos rumos para a investigação.

Os investigadores estão trabalhando em torno do vazamento.

Em seguida, passarão a verificar se o acesso às informações teve motivação política, se foi encomendado por terceiros ou se serviria para ser vendido. Para isso, já pedirama quebra de sigilo telefônico de Adeildda no período de agosto a dezembro do ano passadoa maior parte dos vazamentos ocorreu em outubro e deverá convidarVerônica Serra a prestar depoimento.

Porta-voz O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, criticou mais uma vez a violação dos sigilos. A violação do sigilo do meu genro e da sua intimidade é mais um capítulo desse episódio vergonhoso, disse o tucano, durante encontro em defesa das pessoas com deficiência, em São Paulo. A manifestação ocorreu um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ir à tevê defender a candidata do PT, Dilma Rousseff, e acusar Serra de partir para a baixaria. O presidente Lula, apesar de ser presidente de todos os brasileiros, se engaja como portavoz de uma candidata que aparentemente não tem condições de falar por si própria. Ele não confirmou se gravaria um programa eleitoral rebatendo os ataques de Lula.