Título: Sul e Sudeste mais velhos
Autor: Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 09/09/2010, Brasil, p. 10

Média de pessoas que passaram dos 60 anos cresce em todo o Brasil. No Distrito Federal, porém, ritmo é menos acelerado

Oritmo de crescimento da população idosa do país triplicou no último ano.

De acordo com dados da PesquisaNacional por Amostra de Domicílios (Pnad), entre 2008 e 2009, mais de 697 mil pessoas passaram para a faixa etária de 60 anos ou mais. A tendência já era percebidanosúltimosanos,quandofoi constatada a reduçãodonúmero de filhos por mulher e o aumento da proporção da população adulta. Segundo a pesquisa, o Norte ainda é a região mais jovem do país, e o Sudeste e o Sul, as regiões que envelhecem mais.Tambémé na RegiãoNorte onde está a maior proporção de solteiros, seguida deNordeste eCentro-Oeste.

Especialista do Centro deMedicina do Idoso da Universidade de Brasília (UnB), RenatoMaia alerta para o envelhecimento aceleradodapopulaçãonopaís. Ataxa de fecundidade da mulher está inferior à necessária para reposição populacional. Desta forma, daqui a alguns anos o número de brasileiros deve diminuir, acredita.

A média de filhos por mulher constatada pela pesquisa foi de 1,9em2008 e 2009.Em2004, o índice era de 2,1, número considerado ideal para que ocorra estabilidade no tamanho da população.

ODistrito Federal também caminha para a tendência de envelhecimento, masemritmo menosacelerado. A região tem apenas 7,9% da população com mais de 60 anos de idade. Em2008, o índice era de 7,8%.No Brasil o crescimento foi mais significativo, passando de 11,1% em 2008 para 11,3% no último ano. Em2004, a proporção era de 9,7%.

O aumento de idosos em Brasília deve ser mais expressivo nos próximos anos, já que a população que tem entre 25 e 59 anos já representa quase a metade (49,9%) do total de habitantes.

Esse índice é igual ao constatado em São Paulo, um dos estados com maior proporção de idosos.

Maria José, 66 anos, e JoãoNogueira, 71 anos, são casados e moramemTaguatingaNorte há mais de 40 anos.Ocasal teve duas filhas quemorame trabalhamnoDistrito Federal. Hoje, os avós moram sozinhos, mas recebem com frequência a visita dos netos. A costureira e o servidor público aposentado não trabalham mais, mas aproveitam o tempo livre com passeios e viagens. Depois de ter os filhos criados, temos mais tempo para aproveitar, conta a avó de seis netos e umbisneto.

Na Região Norte, mais da metade da população é formada por jovens de até 24 anos (50,2%). A proporção é maior no estado do Amapá (52,5%). Já a região Sudeste concentra 44% da população adulta do país. São mais de 39 milhões de pessoas na faixa etária entre 25 e 59 anos, quase metade da população da região (49,3%).