Título: Solteiros do Centro-Oeste
Autor: Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 09/09/2010, Brasil, p. 10

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada ontem, também mostrou que a proporção de homens casados, na faixa etária entre 35 e 39 anos, supera o percentual de mulheres casadas da mesma idadefato que pode ser explicado devido à população masculina ser inferior à feminina. O país é composto por 51,3% de mulheres e 48,7% de homens, o que significa que no Brasil há cerca de 5,8 milhões de mulheres a mais do que homens. Essa diferença do percentual entre homens e mulheres casados cresce gradativamente conforme o aumento da idade.

Diferentemente do cenário encontrado nas regiões mais urbanizadas do país, o CentroOeste tem mais solteiros do que casados. Exatos 45,7% da população local são solteiros.

Se somados aos divorciados, desquitados e separados judicialmente, esse grupo passa a representar mais da metade (51,9%) dos habitantes da região, o que equivale a 5 milhões de pessoas com mais de 14 anos disponíveis para relacionamento conjugal.

No Norte, o índice de solteiros com mais de 14 anos chega a 57,8%. A região também apresenta a menor proporção de casados, divorciados e viúvos. Já no Sul, quase metade da população é casada (49,7%). E o Sudeste concentra mais da metade dos divorciados do país, ou seja, mais de 4 milhões de pessoas.

A maioria dos solteiros é composta por homens, 31,9 milhões deles com idade superior a 15 anos. Só que issomudaconforme avançam as faixas etárias. Considerando apenas a população entre 15 e 24 anos, há 1,6 milhão de solteiros amais do que de solteiras.

Esse número praticamente se iguala no intervalo de 35 a 44 anos. E depois se inverte quando a população chega à faixa de 45 a 54 anos, emque há 293 mil a mais de solteiras. (CK)