Título: Serviços voltam a atrair usuário
Autor: Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 09/09/2010, Economia, p. 17

Com o consumidor disposto a gastar por outros itens que não os de necessidade básica, o setor de serviços está bombando cada vez mais. Segundo o Índice de Confiança de Serviços (ICS), da Fundação Getulio Vargas (FGV), após quatro meses de quedas consecutivas o indicador recuperou-se e ainda retornou aos níveis pré-crise.

Passou de 129,5 pontos em julho para 134,8 em agosto. O resultado indica que os empresários do setor estão confiantes nos negócios, tanto no presente como no futuro.

O momento é tão bom para quem trabalha com serviços que a quantidade de empresas no setor cresceu em ritmo explosivo.

De acordo com o estudo IPC Maps, entre 2009 e 2010 houve umincremento de 18,8% na quantidade de empreendimentos do tipo no Brasil o equivalente a quase 500 mil novos estabelecimentos no intervalo de apenas um ano. Impulsionados pela possibilidade de parcelar tudo, o brasileiro está consumindo fortemente serviços de oficina mecânica, saúde, ensino, lazer e cultura.

Essa situação favorável para os que investiram na área foi captada pelo estudo da FGV.

Em agosto, a demanda chamou a atenção dos especialistas.

Chegou ao segundo maior Depois de quatro meses ladeira abaixo, lojas como oficinas mecânicas retomam faturamento nível da série histórica (112,5 pontos), perdendo apenas para junho de 2008 (116 pontos).

A confiança está em alta e avançando, constatou Jorge Braga, economista da FGV responsável pelo estudo. De mais de 2 mil empresários entrevistados, 23,3% avaliaram a demanda atual como forte e 10,8%, como fraca. Em julho, esses resultados haviam sido piores: 18,6% consideravam o momento como forte e 15,4%, como fraco.

O quesito que mede a situação atual dos negócios também registrou alta e chegou aos 121,8 pontos ao subir 7,3% frente a julho. O resultado é o terceiro maior da série histórica, abaixo apenas do resultado de agosto de 2008, quando a confiança no momento atual havia marcado 124,9 pontos. (VM)

NOVONEGÓCIO Foramabertos quase 500mil empreendimentos entre 2009 e 2010, em reposta ao aquecimento da demanda aquecida