Título: Petrobras abandona distribuição de combustível ao atacado na Bolívia
Autor: Francisco Góes
Fonte: Valor Econômico, 22/06/2006, Brasil, p. A4

A Petrobras Bolívia anunciou ontem que irá deixar de operar no mercado local de distribuição atacadista de gasolina especial, premium e óleo diesel, a partir de 1º de julho. A decisão foi tomada por força da disposição do governo boliviano, que concedeu à estatal YPFB a exclusividade no segmento. O contrato da Petrobras Bolívia era válido até 30 de junho, mas o decreto sobre a nacionalização das reservas de gás, editado em maio pelo governo Evo Morales, tornou a renovação inviável.

No varejo, a Petrobras Bolívia tem 23 postos de combustível com bandeira própria, dos quais dois de propriedade da empresa e os restantes, franquias. Eduardo Prudencio, gerente de comunicação institucional da Petrobras Bolívia, disse que ainda não há uma decisão tomada sobre o destino a ser dado aos postos. Ele afirmou que outras seis distribuidoras na Bolívia, incluindo a Shell, também vão retirar-se da distribuição no atacado.

O Valor apurou que a tendência é a estatal perder os postos de bandeira própria no varejo, na Bolívia. No total, a Petrobras Bolívia tem participação de cerca de 25% no mercado atacadista de gasolina e diesel no país. A empresa vende combustíveis para cerca de 100 dos 450 postos da Bolívia. Além dos 23 postos de bandeira Petrobras, a empresa fornece gasolina e diesel para 35 estações da Empresa Boliviana de Refinación (EBR), antigo nome da Petrobras Bolívia, e para postos de bandeira branca.

Por meio de nota, a empresa informou que garantirá a entrega normal de combustíveis aos postos de gasolina até 30 de junho. A Petrobras Bolívia começou a operar no setor de distribuição em 1º de julho de 2001, ano em que o governo boliviano lançou licitação para transferir esta tarefa ao setor privado por um período de cinco anos.

Em princípio, previa-se que a partir de julho de 2006 a distribuição de combustíveis aos postos estaria liberada, mas a disposição que concede exclusividade à YPFB mudou o cenário.