Título: Surpresa bem-vinda
Autor: Cristino, Vânia
Fonte: Correio Braziliense, 10/09/2010, Economia, p. 10

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado oficialmente para calcular a meta de inflação do país, surpreendeu o mercado em agosto ao apresentar uma alta de apenas 0,04%. Pelo terceiro mês seguido praticamente no zero, o indicador virouumforte argumento para, de uma vez por todas, barrar a inclinação do Banco Central para o aumento dos juros.

No mês passado, o dado ficou apenas 0,03 ponto percentual acima do índice registradoemjulho, quando a estagnação dos preços já havia ficadoem0,01% depois de exatamente zeroemjunho.

As importações em alta, explicam os analistas, tiveram um forte papel no controle da inflação nos últimos meses. Produtos de melhor qualidade e com preços competitivos, graças ao dólar em queda, têm contribuído, e muito, para que o governo aposte em um relativa tranquilidade na política monetária até o fim do ano, de forma a manter os juros estáveis em meio ao crescimento acelerado da economia.

As pessoas estão ganhando mais e, consequentemente, consumindo mais. A indústria nacional não conseguiria suprir a demanda, avaliou Constantin Jacso, economista do HSBC. A seu ver, a inflação ficará pouco acima de 5% neste ano.