Título: Fórmula ousada
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 10/09/2010, Economia, p. 13

A presidente da Caixa Econômica Federal,Maria FernandaRamos Coelho, admitiu ontem que o banco está estudando a possibilidade fazer uma securitização dos contratos imobiliários como fonte alternativa de crédito para novos financiamentos. A proposta, ousada, foi antecipada pelo Correio em 2 de setembro. Pela operação, o banco emitiria títulos lastreados em seus empréstimos habitacionais que pagariam taxas entre 4% e 8% ao ano aos investidores.

O objetivo é reforçar o caixa da instituição para atender a demanda crescente por recursos para a casa própria.

Maria Fernanda destacou ainda que o banco já aumentará sua capacidade de financiamento em R$ 50 bilhões com a participação no processo de capitalização da Petrobras. Ela afastou também a possibilidade de faltaremrecursos para o setor imobiliário brasileiro nos próximos anos. A perspectiva é de que o ritmo atual será mantido nos próximos anos, garantiu.

Analistas garantem que a securitização é um dos melhores métodos para reciclar dinheiro para os novos contratos. O risco, contudo, seria a criação de uma bolha imobiliária semelhante à dos Estados Unidos.Mas a hipótese é remota, já que a emissão de títulos ocorreria uma única vez e nãoemcadeia, como nos EUA.