Título: PSB decide dar apoio apenas informal a Lula
Autor: Paulo Emílio, Raymundo Costa e Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Valor Econômico, 13/06/2006, Política, p. A8

O PSB irá permanecer oficialmente neutro na disputa presidencial, mas vai apoiar informalmente a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio deverá ser formalizado hoje em uma reunião, em Brasília, na qual deverão estar presentes o próprio Lula, o presidente do PSB, Eduardo Campos, e do PCdoB, Renato Rabelo. Eduardo Campos justificou a não formalização do apoio pela necessidade de se atingir 5% de votação proporcional para ultrapassar a cláusula de barreira. Uma improvável mudança de posição, com a adesão formal a Lula, pode ocorrer na convenção da sigla, marcada para 28 de junho.

O anúncio de um apoio apenas informal foi feito poucas horas depois de o candidato do PTB, Armando Monteiro Neto, ter desistido de sua candidatura ao governo de Pernambuco e anunciado o seu apoio ao candidato petista Humberto Costa, mas garantindo adesão a Campos caso este venha a disputar um segundo turno contra o atual governador Mendonça Filho (PFL). Antes de desistir, Monteiro Neto encontrou-se na quinta-feira com Lula.

Com o engajamento automático de Monteiro Neto, o PTB passou a ter o direito de indicar o candidato a vice na chapa majoritária. O indicado foi o deputado José Queiroz (PDT), que já informou que não poderá aceitar o cargo uma vez que o partido deverá lançar o senador Cristovam Buarque como candidato à Presidência. "Não posso me atrelar a um projeto local diferente do nacional", argumentou.

O deputado Armando Monteiro Neto justificou seu apoio à chapa petista se dizendo oposição à aliança formada pela União por Pernambuco (PMDB/PFL/PSDB), base de sustentação de Mendonça Filho. Ele também disse que Costa e o presidente Lula possuem afinidades de longa data. "A aliança de Humberto com Lula é histórica e não eventual", disse Monteiro Neto, também presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No encontro de quinta-feira, Monteiro Neto comunicou ao presidente que iria apoiar o petista. "Tudo bem", teria se limitado a dizer o presidente. Segundo parlamentares ligados ao presidente, Lula não influenciou nem contestou a decisão do petebista, apesar de já ter algumas vezes demonstrado sua simpatia pela candidatura de Eduardo Campos.

O deputado Maurício Rands (PT-PE) não acredita que Lula tenha influenciado na decisão. Mas acha que Monteiro Neto percebeu que Lula tende a permanecer neutro na disputa pernambucana, sem demonstrar preferência pelo PSB, "como se chegou a insinuar por aí". Os dois governistas estão empatados nas pesquisas de opinião, atrás de Mendonça Filho. Lideranças petistas, contudo, reconheceram ontem, em Brasília, que chegaram a trabalhar para uma composição única em torno do nome de Eduardo Campos, sem sucesso, pois Humberto Costa não abriu mão da candidatura. "Mas o Lula jamais pediria para o Monteiro apoiar Humberto. Ele não faria isso com o Eduardo", garantiu um petista com bom trânsito no Planalto.