Título: Governo prepara decreto sobre padrão japonês
Autor: Daniel Rittner
Fonte: Valor Econômico, 13/03/2006, Empresas, p. B2

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a acertar ontem, com um comitê de ministros, os detalhes do decreto que deverá estabelecer a tecnologia japonesa ISDB como o modelo de TV digital a ser adotado no país.

Em reunião no Palácio do Planalto, os ministros Hélio Costa (Comunicações) e Dilma Rousseff (Casa Civil) apresentaram a Lula a minuta do decreto presidencial e traçaram um plano para a rodada final de negociações técnicas.

A intenção do governo é fazer, na semana que vem, uma última série de discussões com técnicos japoneses que deverão visitar o país. No fim do mês, está prevista a chegada de dois ministros - da Economia, Negócios e Indústria, Toshihiro Nikai, e do Interior e Comunicações, Heizo Takenaka - para anunciar a escolha do modelo.

Nos bastidores, técnicos já adotaram um termo que pode ser utilizado por Lula para definir o padrão: modelo nipo-brasileiro. É uma tentativa de transmitir à opinião pública a idéia de que se está fazendo uma parceria de longo prazo, e não a pura absorção de uma tecnologia importada.

Os brasileiros dizem já ter convencido os japoneses a adotar um padrão com aperfeiçoamentos realizados por pesquisadores nacionais. Segundo fontes do Palácio do Planalto, as incorporações incluem um sistema de compressão de vídeo que duplica a capacidade de transmissão digital de imagens, e o chamado "middleware" - espécie de sistema operacional da televisão. O Brasil também ganhará assento no fórum que desenvolve e moderniza a tecnologia ISDB.