Título: Cautela diante da Corte
Autor: Tahan, Lilian
Fonte: Correio Braziliense, 10/09/2010, Cidades, p. 23

eleições 2010

Agnelo Queiroz evita comentar decisão do Supremo contrária a Roriz e diz que está lutando para ganhar no voto

O candidato do PT ao Buriti, Agnelo Queiroz, evitou falar sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de rejeitar o recurso dos advogados de Joaquim Roriz (PSC) contra a aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa nestas eleições. Não cabe a mim comentar a decisão do STF, mas decisão de ministro é uma forte orientação. O principal oponente de Roriz não resistiu, porém, e disse que o vice-presidente do STF, Carlos Ayres Britto, não deve ter aceitado a reclamação feita pela defesa do candidato do PSC em decorrência do prontuário do ex-governador. Estamos prontos para derrotar esse modelo ultrapassado e viciado de gestão. Vamos interromper o ciclo de 14 anos de tragédia no Distrito Federal.

O petista também preferiu adotar a cautela diante da fala do presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso, de que o plenário da Corte tem possibilidade de julgar, antes das eleições, a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. A Justiça está cumprindo o papel dela e eu estou fazendo a minha parte, estou lutando para ganhar as eleições no voto.

Mostrando mais confiança do que no início da campanha, o postulante do PT planeja até o dia do pleito aumentar a carga horária de trabalho, que já está girando em torno de 17 a 18 horas diárias, para conquistar os votos dos indecisos. O crescimento da candidatura revelado em recentes pesquisas de opinião deu mais fôlego para a campanha de Agnelo, embora ele não anuncie uma suposta vitória. Ainda assim, o candidato costuma dizer que a população está compreendendo a enorme diferença entre as minhas propostas e as do meu adversário.

Agropecuária Numa sabatina ontem à tarde com representantes do setor agropecuário do DF, o petista prometeu acelerar a regularização fundiária das áreas rurais desde o primeiro dia de seu eventual governo. A concessão de uso real do solo permite uma segurança, mas temos que marchar em direção à escritura definitiva. Prometo não tomar medidas demagógicas e entregar documentos com validade de apenas 90 dias. Chega de mentira, disse.

Agnelo também garantiu aos produtores rurais ampliar o acesso a créditos e à Fundação de Apoio à Pesquisa no DF (FAP-DF); flexibilizar o alcance do programa de educação integral às escolas rurais; incentivar as compras governamentais, como o subsídio da merenda escolar na produção local; e não fazer loteamento político nos cargos gerenciais dos órgãos da área de agricultura. Mais cedo, o candidato do PT almoçou com empresários do Setor de Indústria de Taguatinga. Ele se comprometeu a manter a construção do centro administrativo do governo na cidade, a regulamentar a poligonal da região e a expandir o setor.

60 dias Prazo, após cada turno, que o eleitor tem para justificar a ausência na votação

Dois agressores foram identificados

Lucas Tolentino

O motorista e panfleteiro da campanha de Chico Leite (PT) agredido depois do desfile do Dia da Independência prestou depoimento ontem a agentes da 5ª Delegacia de Polícia (Setor Bancário Norte). Além de Diego Dionísio da Costa, 26 anos, as equipes da unidade ouviram duas testemunhas que presenciaram a confusão. Imagens realizadas por pessoas que estiveram no local também vão ajudar na localização dos autores dos golpes. Os militantes petistas afirmam que a briga decorreu de provocações de correligionários do ex-governador Joaquim Roriz.

Quatro pessoas aparecem nas fotografias chutando e jogando uma cadeira em Diego. Duas delas já foram identificadas pela polícia e reconhecidas pela vítima. Segundo o titular da 5ª DP, Laércio Rossetto, há indícios de que os suspeitos morem em São Sebastião. Assim que forem localizados, eles serão intimados. Ainda não tenho condições de dizer se quem agrediu são militantes (de Joaquim Roriz) ou não, ponderou o delegado. O investigador explica que os agressores não usavam roupas de campanha eleitoral. No meio da confusão, porém, havia pessoas que seguravam bandeiras azuis do ex-governador.

O militante foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML). Até o início da próxima semana, o laudo preliminar indicará se houve lesão leve ou grave. Ele (Diego) não se recorda de muita coisa porque ficou atordoado e não é capaz de dizer exatamente a dinâmica da agressão. Ele só sabe o início da confusão, em que estavam, de um lado, apoiadores de Joaquim Roriz e do outro, pessoas a favor de Chico Leite. Daí, começaram as provocações com gritos de ordem. Segundo Diego, as agressões foram gratuitas, disse Rossetto.

A confusão da última terça-feira levou os petistas a adotarem medidas formais. Segundo a assessoria de imprensa, o postulante ao cargo de governador Agnelo Queiroz (PT) e outros candidatos da legenda entrarão com uma representação no Ministério Público do DF e Territórios nos próximos dias.

Se eu fosse Governador

Edivaldo Rodrigues, 53 anos,aposentado, morador de Ceilândia Norte

O mais importante é deixar de roubar e desviar dinheiro público. A educação é fundamental para as crianças e elas não podem crescer vendo notícias de políticos corruptos. Além disso, eu investiria na infraestrutura dos centros de ensino para que a escola se tornasse um ambiente mais agradável.