Título: Berço do movimento lidera conflitos de terra no país
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Valor Econômico, 08/06/2006, Política, p. A8

Pernambuco, berço do MLST, é o Estado líder em invasões de terra no país. Atualmente, o Estado conta, segundo os próprios movimentos sociais, com cerca de 27 mil famílias acampadas. Com 14 movimentos espalhados pelo campo segundo os órgãos oficiais e seis com algum tipo de representação efetiva, segundo lideranças do MST e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), o Estado vem se caracterizando como um dos de maior tensão social de todo o país.

De acordo com a superintendente do Incra em Pernambuco, Maria de Oliveira, as razões da violência no campo em Pernambuco estão intimamente ligadas ao modelo adotado - considerado concentrador de terras e de renda - e a falta de políticas sociais eficazes. "Existe uma exclusão social tremenda em todo o Pernambuco. O modelo altamente concentrador impede a chegada de benefícios sociais simples como estradas e escolas, no caso da Zona da Mata, onde se concentra a monocultura da cana-de-açúcar. No Agreste e no Sertão a situação é semelhante. Isto só pode levar a graves conflitos seja no campo ou nas cidades", diz.

A falta de recursos também é outro fator que tem contribuído para ampliar a tensão social no campo. Segundo a superintendente, este ano os R$ 63 milhões previstos para serem utilizados em projetos de reforma agrária no Estado não foram liberados por causa do atraso na votação do Orçamento da União. De janeiro até o início deste mês, apenas 281 famílias foram assentadas, segundo o próprio Incra. No ano passado 3,7 mil famílias foram assentadas em Pernambuco.

Como forma de deter a violência no campo e o crescimento de ações mais radicais e até mesmo o surgimento de plantios de maconha ou o crescimento de grupos de extermínio, ela defende até mesmo a intervenção da Força Nacional de Segurança Pública em algumas regiões.