Título: Emprego formal já é maior que o informal, diz Ipea
Autor: Sergio Lamucci e Raquel Salgado
Fonte: Valor Econômico, 07/06/2006, Brasil, p. A3

O emprego formal no Brasil já ultrapassa o informal. Em abril, o grau de formalização do mercado de trabalho já era de 54%, de acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea). Em 2003 esse percentual foi de 50%. Três principais fatores explicam essa mudança na estrutura do mercado de trabalho, segundo o pesquisador do Ipea José Celso Cardoso. Um deles é a aumento das exportações ocorrido a partir de 1999. As exportações aumentaram em setores como indústria e agroindústria. São setores que geralmente contratam com carteira assinada.

O aumento da demanda interna provocada pela expansão do crédito pessoal e empresarial e o reforço da fiscalização do Ministério do Trabalho completam o quadro responsável pelo crescimento do emprego formal, segundo o pesquisador. Para o assessor especial do ministro do Trabalho, Rogério Nagamini, o volume de crédito disponível em 2003 representava 24% do Produto Interno Bruto (PIB) e hoje chega a 30% do PIB.

As regiões Centro-Oeste, Norte e Sul tiveram crescimento da formalização, mas por outro lado, a Região Sudeste, onde se concentra a maior parte da população ocupada, não teve um desempenho tão positivo. Segundo ele, uma hipótese para explicar esse resultado é que esteja ocorrendo uma descentralização das atividades industriais das regiões metropolitanas para o interior do país.